Meu Amigo Ateu

NUNCA fui ateu, mas devido a não professar nenhuma religião e ter ideias socialistas, além de ser filho de comunista (que não era ateu, mas espírita) muita gente(principalmente as beatas e os santinhos do pau oco) me acusavam e pichavam de ateu. Nunca liguei para isso. Na verdade eu sempre tive uma certeza: se há um universo, se levantamos a vista de dia e fitamos o sol ficamos encandeados, e á note olhamos extasiados a lua e as estrellas, constamos os fenômenos físicos, sabemos quea terra gira, contemplamos a natureza e a vida, enfim, dante dessas evidências temos que convir que há uma coordenação geral, que houve uma Criação. Que há uma Força Superior: DEUS!

Eu tinha um amigo, os pais dele eram radicalmente católicos, até censuravam a amizade dele comigo porque me achavam um comunista e ateu, que se dizia ateu. Não para aparecer, mas conscientemente. Mas como não gostava de política (nunca gostou, morreu sem se interessar por ela) nunca ninguém ligou para sua opinião. Ele não fazia alarde, mas se confessava ateu.

Vejam bem, esse sujeito era inteligentíssimo, foi ele quem mais me fez acreditar na Força Superior. Sim, orque me explicava o funcionamento do unverso, os fenômenos físicos, as maravilhas do espaço sideral, Os olhos deles brilhavam quando falava sobre a natureza, universo, teoria da evolução. Sempre me dizia: "Bicho, olhe ara o céu tá tudinho ali". Dizia também que tudo no universo era decorrência do atrito de átomos. Explicava direitinho a Criação. Ele sim, era quem mais acreditava em Deus. Sempre pensei isso. E ontem recordando dele, lembrei de uma frase do papa Francisco:

"Ao ateu não diria que sua vida está acabada, porque estou convencido de que não tenho direito de fazer juízo sore a honestidade dessa pessoa".

Quando olho pro céu lembro do meu amigo que pensava que era ateu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/04/2021
Código do texto: T7234196
Classificação de conteúdo: seguro