AO DARTAGNAN.

Dartagnan, de que vale a forma se não se tem conteúdo? Tudo na estrada são níveis e desníveis, mas o caminho é um só, o que descerra o que importa, substrato, essência. Valor universal. Todas as águas vão ao mar, doces ou salgadas. E no início separaram o planeta, e como escolha se separaram para surgir o homem e pensar; a criatura de Deus. Pensar para o quê? Para quê? Pensar a união e a irmandade, viver Deus; essa a destinação.

Tudo para esse ser que pensa e por isso tem o sentimento que mais faz sofrer. Pois os seres que não são puro instinto, devem ser puro amor e afeição agigantados. E isso se dá por um amor que faz o bem, que quer o bem, que mata a fome, que mitiga a dor, que socorre na doença, que abraça na solidão carente e estende a mão na solidariedade de espaços vazios.

E você é um padrão desses valores e meios universais. Ninguém precisa de estudo para ser bom, você tem as duas coisas, bondade e estudo. Bondade por correr nas suas veias o sagrado sangue que reza a verdadeira oração, no quarto e em silêncio, sem faustos , danças, cantos ou festas, mas em colóquio pleno com Jesus. Longe da sanha sectária e até criminosa das crenças da prosperidade ou politizadas diante da calamidade sanitária.

Você estudou demais, MUITO, lendo, lendo e lendo, e transformando a leitura, como todos nós fazemos, com ou sem diplomas, com ou sem bancos estudantis, acadêmicos ou não (ia à faculdade só praticamente para fazer provas, como você fui e sou autodidata), em força e verbo em favor da humanidade. Essa a grande escola, o grande estudo, viver para o bem da humanidade. Não importam os veículos, e quando exorto ao estudo e faço da crítica instrumento (como é o veículo do crescimento formador do pensamento), é só para que se alargue, por incentivo, cada vez mais, esses valores dos quais você é escola, motivação e padrão. Não há limitações para a bondade e os que nela se investem, gozam do privilégio de ESTAREM AO LADO DE DEUS; você não é limitado, é um escolhido. Abraço.

SEU COMENTÁRIO EM CRÔNICA ANTERIOR.

“Celso, você é um homem culto, grande jurista e se quisesse seria um grande consultor ou palestrante ou participa e de qualquer tipo entidade intelectual ou cultural. Seus escritos são claros e exemplares, mesmo discrepando aqui e acolá, temos que reconhecer seu mérito e Cultura. Você não sabe como lamento não ter estudado. Mesmo que me esforce para escrever sempre falta Cultura e conhecimento. É muito duro reconhecer limitações. Saravá”

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 15/04/2021
Reeditado em 15/04/2021
Código do texto: T7232695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.