Pimentinha, Rousseau e a LÓGICA!

Quando Rousseau dizia que "O homem é produto do meio", embora haja questionamentos por parte de alguns, ele simplesmente usou a Lógica.

Se olharmos essa questão numa ótica realista e plural temos que convir que ele tinha razão e vou tentar expor meu ponto de vista citando 2 exemplos.

O mais conhecido é uma celebridade, muito talentoso dentro de campo e inveteradamente vazio fora dele. É esse mesmo,...Neymar.

Ele nasceu numa familia humilde num ambiente pobre de um bairro humilde e como é comum e recorrente nesses bairros a falta de incentivo pros estudos e consequente evasão escolar leva muitas vezes a entrada no mundo do crime.

Neymar era uma criança talentosa e comandado por seu pai, que foi um jogador medíocre e o primeiro a conhecer seu talento, se inscreveu e começou treinar no Santos onde foi lapidado. Mas seu lado cultural ainda morava no bairro humilde, sendo péssimo aluno e se evadido por causa de compromissos precoces. Depois de famoso, morando na Europa, teve um choque cultural em saber que faculdade faz parte da vida do Europeu, mas o dinheiro e a fama compra tudo,...será?

Ele nunca se preocupou em evoluir culturalmente, em aprender outras línguas, ter um professor particular e uma biblioteca variada, frequentar lugares históricos, exposições, shows de grandes artistas do mundo todo e mais uma infinidade de atividades que consequentemente seria o combustível de sua maturidade. Mas o que prevalece é lado pobre forjado e marcado, como gado, no bairro da periferia onde ser rico é só ter dinheiro. Mulheres sensuais, carros importados, roupas de grife (de gosto duvidoso), visual exótico, transgressão de regras, visibilidade nas redes sociais tudo isso colabora pra que ele não seja eleito o melhor do mundo.

O outro é o Professor Paulo Cruz que também nasceu e foi criado na periferia mas é filho de um advogado e diferente do Neymar teve apoio e incentivo de seu pai, principalmente com leitura, e estudou se graduando em filosofia e sociologia tornando-se um professor conceituado e um palestrante eloquente no diz respeito ao movimento negro e o racismo.

Ele é um que discorda da teoria de Rousseau pois acha que o meio não interfere na personalidade do homem, só se esquece que ele foi criado numa situação diferente do Neymar, por exemplo, ele teve exemplo positivo, o Neymar não, ele quer mudar a cabeça do jovem, o Neymar não, ele tem atitudes positivas, o Neymar não. Mas uma coisa eles têm em comum,...o gosto musical. Gosto esse que é marca registrada na periferia, gosto adquirido no meio e que se impregnou no seu gosto geral, portanto se olharmos por esse ângulo o homem é produto do meio,...Rousseau só usou a Lógica.

Tenho duas netas lindas, a Negrita (Ana Luiza) com 15 pra 16 anos e a Pimentinha (Manuela) com apenas 7 meses e pouco. Com a primeira não tive muito contato, por motivos alheios a minha vontade, mas a via esporádica e rapidamente sendo que não foi possível influenciar na sua educação acadêmica, mas a Pimentinha não vou perder de vista, vou tentar ensina-lá a ler e escrever de uma maneira lúdica sem pressão nem obrigação, aprender brincando e aproveitando a fase mais curiosa dela que vai de 1 ano e 1/2 2 anos aos 6 a 7 anos. Isso vai requerer muita pesquisa em metodologia, muita paciência, muita seriedade mas ao mesmo tempo muita brincadeira. Quero que ela conheça os primeiros fundamentos de português e matemática antes dos 4 anos. É meu sonho ve-la já escrevendo qdo se matricular no 1° ano. Como no caso do Paulo, seus pais serão fundamental e aprenderão muita coisa ela.

Quero com tudo isso provar que a teoria de Rousseau faz todo sentido e que o meio que vc se cria te influencia em algum momento.

Com a Pimentinha vou provar que Rousseau tinha razão, ele simplesmente usou a LÓGICA!!!

andaluz
Enviado por andaluz em 15/04/2021
Reeditado em 15/04/2021
Código do texto: T7232426
Classificação de conteúdo: seguro