Promoção Pessoal?* (13/04/2021)

Ao observar uma imagem, veiculada hoje (13), no site oficial do município de Patos, sob o título: "PREFEITURA DE PATOS INICIA ENTREGA DE KITS DE ALIMENTAÇÃO DAS CRECHES, ESCOLAS DO CAMPO, EJA E CENTRO IRMÃ BENIGNA", onde aparece o vice prefeito, Jacob Souto (REDE), entregando a uma beneficiária (constrangida) mantimentos da educação, ladeado pelo vereador, líder do prefeito na Câmara, Sales Junior (Republicanos), posando de bom moço, fiz-me a seguinte pergunta: é ou não é promoção pessoal?

A partir de uma pesquisa rápida, vi que "quando o agente público desvirtua o caráter que deve formar a publicidade administrativa, de modo que vincule programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos à sua imagem, restará configurado a autopromocional." Então, diante disso, digam-me vocês.

Vamos ampliar a discussão, com a citação de um especialista no assunto: "O agente público aproveita-se da publicidade pública para se autopromover, acrescentando o seu nome, a sua imagem ou qualquer símbolo que o identifique pessoalmente, ao invés de tão-somente cumprir o disposto na norma constitucional. Aproveita-se da propaganda oficial, custeada pelo erário, para tirar proveito pessoal ilegal, enriquecendo-se ilicitamente, porquanto deixou de pagar de seu bolso pela autopromoção, aproveitando-se do exercício de cargo público". (SANTOS, 2015, A Região. Site Uol).

Ora, ali, nos bastidores da produção, estão funcionários da comunicação da prefeitura de Patos, com todos os equipamentos apontados para dizer a população, através da cena montada, que o senhor vice-prefeito fulano é bonzinho, o vereador sicrano é parceiro, a secretária é ótima, a gestão é nota 10... - Ou será que tudo foi coincidência?

Ainda, pasmem os senhores, dona Maria de Fátima, que tem dois netos matriculados na Creche Municipal Maria Gomes, localizada no Distrito de Santa Gertrudes, ainda é “convidada” a agradecer o que é dela por direito: “Muito bom para as crianças, só tenho a agradecer, chegou na hora certa, vai ajudar muito,” disse, sem entender, coitada, que está sendo usada numa peça promocional da gestão municipal.

Eu acho imoral, não vou mentir. Porém, tirem as suas próprias conclusões.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 13/04/2021
Código do texto: T7231420
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.