Toucinho

A miíase primária ou dermatobiose é uma infecção dermatológica primária provocada pelas larvas da mosca-verejeira. É popularmente conhecida como berne.

As moscas colocam seus ovos no local e quando esses se rompem, as larvas sem e se instalam sob a pele. Quentinhas e bem aconchegadas, sem ter com o que se preocupar, as larvinhas começam a devorar o tecido abaixo da pele, provocando uma infecção com aparência de um furúnculo, uma espécie de vulcão avermelhado com uma ponta amarelada de pus no meio.

As larvas podem se instalar em qualquer lugar do corpo, mas geralmente aparecem nos braços, pernas ou cabeça.

A mosca da berne é conhecida como mosca-verejeira e pertence à espécie Dermatobia hominis (deveria estar em itálico, mas não sou assinante premium). Eventualmente outros insetos podem transmitir a berne, como a mosca doméstica Musa domestica (itálico de novo). Mas para isso é preciso que ela sirva de entregadora da mosca-verejeira, que bota seus ovos para que a mosca doméstica os transporte até o destino. Sem gorjeta ou taxa de entrega.

Pessoas em condições precárias de higiene e saúde são as mais vulneráveis à ocorrência de berne, especialmente pessoas acamadas, com transtornos psiquiátricos, portadoras de condições crônicas, como diabetes e câncer de pele e pessoas com acesso limitado à atendimento médico.

Em caso de berne, o correto é procurar um profissional para tirar o bicho da toca. Em alguns casos pode ser receitado o uso de ivermectina (olha ele aí), que extermina as larvas e facilita a retirada.

Um tratamento popular é colocar um pedaço de toucinho em cima da ferida, para tapar o buraco por onde a larva respira. Sufocada, ela se move em direção ao pedaço de carne para abrir novo buraco e respirar. Depois é tirar o toucinho e puxar a larva com uma pinça.

Se esse assunto lhe parece asqueroso, é porque você não viu um o presidente passeando e comendo frango frito, como se estivesse tudo bem no país. Como se os mais de 350 mil cadáveres fosse motivo para comemorar.

Já que o impeachment não sai, talvez fosse o caso de usar um toucinho.