É!
Eu estou exausto e tenho certeza que você também está. Estou cansado da pandemia, estou cansado da tristeza, insegurança e medo que são consequências diretas a tudo isso que estamos vivendo. Neste momento, mais do que tudo, eu estou cansado de enviar boas energias à pessoas que estão doentes em UTI, estou exausto de enviar boas vibrações àqueles que estão morrendo, dia após dia, diante dos meus olhos, tornando cada vez mais latente a minha incapacidade diante de tudo que estamos vivendo. Me desespera e entontece saber que estamos partindo de um princípio espiritual para a cura de uma doença cuja vacina já existe.
A parte científica foi feita de forma brilhante e continua sendo feita, a luta dos cientistas é incansável, dos demais profissionais da saúde, também, então eu não deveria estar entrando em correntes de boas vibrações às 18h da noite e 3h da manhã. Não! Eu deveria estar vendo 350 mil brasileiros vacinados, não mortos; eu deveria estar vendo o desenlace da vida, não da morte; eu deveria estar vendo um dos meus atores favoritos ganhar essa luta, não perdê-la; eu não deveria estar escrevendo essa crônica, eu deveria estar sonhando com a possibilidade de dias melhores, mais felizes, mais amenos e distantes dessa realidade tão apavorante e cruel.
Ah, absurdamente cruel! Enxergo com crueldade o caminho negacionista daqueles que agarram-se à uma fé cega e falha, que depositam todos os males e bens na conta de um Deus que, suponho eu, seja mais dado ao bem que não temos, do que ao mal que vivemos. A fé, ao meu entender, é um bem comum que só funciona em um mundo real, com possibilidades reais de coisas ocorrerem. Você quer um milagre social no mundo? Pois bem, comece a cobrar políticas públicas dos legisladores que estão exercendo seus mandatos. Quer um milagre médico? Invista em saúde, invista em pesquisas e educação de ponta, e verá milagres rompendo por todo o país. Você quer um milagre onde pessoas parem de sair de casa para conter os avanços da covid e de suas novas variantes? Estimule as pessoas a ficarem em casa, dê condições dignas para que isso ocorra e verá milagres numéricos acontecendo. A fé é racional, é a medida da realidade que liga-se ao sagrado, milagres ocorrem dentro do possível, dentro do que é real, dentro do que há.
Então me diga: como eu posso estar enviando boas energias e vibrações para pessoas que estão morrendo em filas de UTIs? Como posso estar entrando em correntes de vibração para pessoas que estão acordando entubadas, sem sedativos? Como posso querer e esperar um milagre de um país que não comprou vacinas? Como posso esperar o milagre racional do contexto mais irracional possível? Como podemos nos mantermos em fé, sem qualquer indício de realidade melhor? Como podemos acreditar no futuro quando a realidade apresenta mais finais do que começos e recomeços?
Gonzaguinha, de quem sou fã, expressa bem meu desejo mais sincero diante de tudo que estamos vivendo:
É
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação
É é é é é é é é