Saudade do que me fez raiva (11.04.2021)

Confesso que, mesmo depois de três dias, não sei se assimilei direito o fato de ter terminado as aulas da faculdade. A graduação em si, porque, segundo as normas, formada eu ainda não sou, já que preciso do meu diploma (e, para isso preciso que os professores consolidem as notas no sistema e só depois disso é que poderei mandar minha documentação para ter o papelzinho que prova que sou formada em algo).

E, da mesma forma que um dia escrevi sobre não saber se sentirei saudade de usar óculos, também não sei se o que sentirei da faculdade é saudade. Mas talvez seja isso mesmo, as duas palavras até rimam! Na última aula, da disciplina de Biografismos, ninguém queria sair da chamada do Meet. Até falei que parecia que nunca tínhamos rezado para que o semestre acabasse... Ou mesmo para _a graduação_ acabar!

Chorei depois!

Sim! Chorei, e de emoção. Essa é a palavra certa: emoção! E aqui cabe o clichê de “mais um ciclo que termina”, mas não deixa de ser verdade. Um termina pra começar outro... E lembro de ter lido em um livro algo como “o fim de um mundo”, não de um ciclo apenas. E acho que essa expressão cabe mais e melhor para o momento. Um mundo em que dormíamos no chão ou, por medo de aparecer no UFC DORMIU, não tirávamos aquele bom cochilo depois do almoço e antes da aula... Então acabávamos dormindo durante ela mesma, se fosse muito chata principalmente.

Confesso que, em várias disciplinas, eu saia da sala para ler ou mesmo ficava nela e escrevia em meu diário. Essas escritas que me acompanharam durante toda a graduação! Dos tempos de reclamar da lotação e do calor do R.U (quando aglomerar ainda era uma possibilidade), querer saber em quais salas teríamos aula, porque algumas não tinham ar-condicionado que prestasse, que não tinham nem mesmo iluminação adequada ou ficavam longe de onde pegava o Wi-Fi.

Mas também tenho saudade de anotar as cosias das aulas que eu gostava! Já estou até sofrendo com a abstinência disso e podem me chamar de doida (colegas diziam que o professor chegava dando bom dia e eu já estava anotando!), mas é bom demais! E agora não sei de onde vou tirar o sustento pra esse meu vício kkkk Porque não é todo dia que estamos inspiradas para escrever algo. Mas, agora mesmo, cheguei à conclusão de que vou sentir saudade, sim! Assim como sentimos saudade de várias coisas que já se foram, mesmo as que fizeram a gente passar raiva!

Até falei em um vídeo (sim, pois tenho canal no Youtube kkkk) que vou deixar de ser estudante por um tempo, porque até então eu teoricamente ainda sou. Porém, nunca deixarei de ser uma aprendente, já que há coisas que a escola e a universidade não ensinam. Depois eu penso em fazer mestrado e doutorado. Depois, meu povo! Tanto tenho que dar e ter um tempo, quanto preciso atentar para os rumos diferentes que minha vida tomou, e dar aula também não é um deles (logo, terei tempo para fazer um mestrado quando eu quiser, já que o pessoal diz que a maior causa para a pessoa não seguir carreira acadêmica é porque começou a dar aula e não teve mais tempo pra nada!).

E eis aí, mais um texto de reflexão, que talvez ninguém leia, mas que eu precisava escrever. E assim farei sempre!

Paulia B. Sousa

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 11/04/2021
Código do texto: T7229609
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.