DIREITA OU ESQUERDA?

Direta ou esquerda?

Tantos dias preso em casa, quarentena interminável, número crescente de mortes, internações, hospitais operando muito acima da capacidade. Enfim, estamos sofrendo pressões de tudo quanto é lado e jeito.

Comércios que abrem, depois fecham, e reabrem... Isso pode, aquilo não. A cada hora é uma coisa diferente, decretos, tentativas e falhas, acertos. Muitos apoiam, outros tantos criticam. O cenário político brasileiro está dividido, é uma corda com dois extremos de força, cada qual querendo trazer para o seu lado.

Não sei até que ponto essa divisão é boa, talvez se juntassemos forças em prol de um bem comum teríamos mais eficácia, no entanto, entramos em outra questão igualmente complicada; onde cada lado, acreditar ter a direção correta para seguir, e aquilo que o lado esquerdo tem como benefício para todos, para o de direita é totalmente errado, e o mesmo acontece com o de direita. É muito difícil encontrar um ponto de equilíbrio, uma ponte que una esses dois extremos. Eu prefiro construir pontes do que muros, mas o que vemos hoje na política são exímios construtores de muros. 

Como disse no começo da crônica, tantos dias preso em casa, tantas coisas acontecendo, resolvi fazer uma caminhada, sozinho, no meio do mato, em uma antiga trilha...

A certa altura do caminho, a trilha se dividia em duas, parado naquela bifurcação da natureza, fiquei incerto em qual rumo tomar... Direta? Esquerda? Abro um caminho novo? Aquela indecisão me fez pensar exatamente no cenário atual de nossa nação. Onde estamos diante de uma escolha, e não sabemos aonde chegaremos se assim decidirmos pela direita ou pela esquerda. Pelo menos, naquela trilha em questão fiz a escolha que me pareceu ser a melhor... Uma hora depois retornei para casa, tomei um banho, tentei relaxar lendo um livro. ( Quase memória - Carlos Heitor Cony ). Livro maravilhoso. Sempre me recorro aos livros quando quero relaxar e espairecer minhas ideias. Enquanto o nosso mundo, a nível Brasil se divide em 'A' ou 'B', devemos observar e aprender com os erros de ambos, afinal, todos erram e todos acertam, para mais ou menos em determinado ponto. 

E para terminar, imagino quão curiosos os senhores estão em saber qual direção eu tomei na trilha... Direita ou esquerda? 

Arriscam um palpite?

É claro que, meu caminho na trilha não representa o meu caminho na política, pois prefiro ser aquele que soma e não o que divide. Como eu disse, prefiro ser  construtor de pontes. 

Afinal, existe mesmo um caminho na política?

( A. L )

Alberto de Andrade Lispector. ( A.L )
Enviado por Tiago Macedo Pena em 11/04/2021
Código do texto: T7229048
Classificação de conteúdo: seguro