ESTRATÉGIA DE UM JOGO

O JOGO POLÍTICO E O JOGO DE XADEZ

Após tanta basófia pela disputa de poderes vamos analisar a corrida de hienas sedentas num jogo de xadrez. Nesse tabuleiro político temos todas peças nessa disputa ferrenha e sádica. O REI, a RAINHA, o BISPO, o CAVALO, a TORRE e o PEÃO.

Comecemos o jogo com os primeiros movimentos. O Presidente Bolsonaro é o REI. Seus primeiros movimentos são os de governar com todas as suas capacidades de empreendimentos e investimentos nas áreas econômicas, políticas e sociais. São demandas árduas, porque ele tem que enfrentar ferrenhos adversários.

Porém neste início o rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário. Ele pode se escorar nas Leis da Constituição que balizam e ordenam suas iniciativas.

O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida, e o que vemos nesse tabuleiro político são adversários que estão cobertos e abrigados, ou pelo Congresso e suas leis, ou, pelo Supremo Tribunal Federal que se julga sobre todos os demais Poderes.

O REI não pode estar em xeque, passar ou terminar o movimento em uma casa ameaçada pelo tabuleiro. Entretanto, a Torre pode estar sendo ameaçada, e a mídia traidora está plantando as mais nefastas situações para buscar o xeque mate do REI!

A TORRE, é capaz de, com o auxílio do seu REI, vencer uma partida contra um Rei solitário. Percebemos Bolsonaro como um REI solitário, embora nesse jogo de poder político ele possa contar com mais de 5% do seu eleitorado (o povo que nele votou e o colocou nesse Poder político). Portanto o povo e as Forças Armadas podem de certa forma repreentarem a TORRE nesse tabuleiro onde o Presidente é o REI!

O BISPO tem o valor de três peões e movimenta-se em diagonal. Na fase de abertura do jogo os bispos desempenham funções de defesa. No jogo político, podemos observar que junto de Bolsonaro, há diversos BISPOS que o defendem. Seus movimentos,são em todas as direções e contra os adversários do Presidente.

O CAVALO é uma peça menor do xadrez de um valor aproximado de três peões. Tem um movimento assemelhado a um "L" e, diferente das outras peças, pode pular as peças intervenientes. Captura tomando a casa ocupada pela peça adversária, sendo sempre no final do L. No tabuleiro político o jogo do CAVALO é o de comer pelas beiradas e sempre na defesa do REI BOLSONARO! Seus movimentos sempre em L denotam os desbordamentos nessa estratégia.

O PEÃO é a mais restrita das peças de xadrez. ... Ele movimenta-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás. Temos muitos peões no tabuleiro político, que, sorrateiramente armam suas estratégias, para “comerem seus inimigos e/ou adversários. Eles quase sempre estão restritos nas escórias do Congresso, do STF e alguns Governadores de Estado estão desempenhando essa estratégia contra Bolsonaro. Seus movimentos são evitando (diagonal) o encontro direto contra o Presidente, jamais poderão movimentar-se para trás, porque senão, o bicho pega-os e come (São as iminências pardas do Governo Bolsonaro, que, do baixo clero contestam e fazem velada oposição ao Presidente!

Então, como vimos, nesse inóspito tabuleiro político, as estratégias de cada um são muito semelhantes a um jogo de xadrez, onde Bolsonaro é o REI, e as demais peças do jogo, podem ser representadas pela RAINHA, BISPOS, CAVALOS, PEÕES, e nesse imbróglio, a TORRE que pode sustentar o REI, auxiliando-o no jogo.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 10/04/2021
Código do texto: T7228252
Classificação de conteúdo: seguro