Recordes inacreditáveis de mortes por covid no Brasil

Esta semana, o Brasil chamou a atenção porque, no dia 06 de abril, atingiu um verdadeiro recorde de 4.195 mortes por Covid-19. O que podemos dizer de tudo isso? Não podemos ficar insensíveis diante de números tão impressionantes, pois se trata de pessoas, não de meros dados estatísticos. Temos que pensar que cada uma das pessoas que morreu tinha sonhos, era um indivíduo que, assim como cada um de nós, sonhava ser feliz, tinha parentes e amigos.

A vida precisa ser valorizada em todos os seus aspectos e o Brasil, desde o começo da pandemia, não tem sido um exemplo de combate ao coronavírus. Bolsonaro, que se elegeu como paladino da moral, mostrou-se indiferente e insensível, referindo-se ao vírus como uma mera “gripezinha”, desrespeitando regras de distanciamento social e se posicionando contra quem dizia que o isolamento era a melhor maneira de impedir a propagação do vírus que, afinal, provou ser muito mais que uma simples gripe. Neste tempo em que o coronavírus se alastrou pelo Brasil, os mais atingidos foram justamente as classes mais desfavorecidas, a economia e tantos outros setores. Porém, Bolsonaro continuou agindo de forma arbitrária e desprovida de bom-senso.

O que nos vimos enquanto ainda se pesquisava a produção de vacinas? Vimos vidas se perdendo, pessoas perdendo empregos e o sistema de saúde entrando em colapso. Entretanto, muitos foram os que demonstraram não se importar com o perigo que o vírus representava, realizando festas clandestinas e se aglomerando como se fossem invulneráveis.

A realidade nos ensina que ninguém está imune a nada. Vírus e bactérias potencialmente letais podem atingir qualquer pessoa e não se deve brincar com a vida. Não podemos agir como se estivéssemos revestidos de alguma proteção divina. Aliás, muitos foram os que acreditaram que o vírus não chegaria ao Brasil porque “Deus não permitiria” e vários cultos evangélicos foram realizados ao ar livre para barrar o avanço do vírus. Naturalmente, isso não funcionou, facilitando inclusive que o coronavírus se espalhasse.

Enquanto isso, vidas foram se perdendo. Chegaram a faltar leitos nas UTIs, profissionais de saúde ficaram exaustos e pessoas morreram à míngua esperando atendimento. Muitas pessoas choraram, sentindo-se impotentes vendo seus entes queridos morrendo sem ter ao menos como aliviar os sintomas da doença.

Ver a incrível marca de mais de quatro mil mortes por covid deve nos ensinar uma preciosa lição sobre a fragilidade da vida e sobre como não podemos ser imprudentes e irresponsáveis nem insensíveis diante de tantas perdas. Cada vida é única e preciosa.