CRÔNICA

A PANDEMIA NA ERA DAS INFORMAÇÕES

A demanda de ideias e pensamentos de hoje é imensa e brutal. Os cidadãos consomem muitas informações e com isso geram muitas falações, comentários, opiniões e divagações, sobretudo, que expressam em pensamentos e discursos ao sabor de veleidades e irresponsabilidades do que falam!

A televisão, os jornais e revistas, os bate papos calorosos entre semelhantes, promovem uma derrama de fofocas e boatos, que quase sempre, não refletem suas realidades nem veracidades!

A grande mídia de hoje é a responsável por isso, seguida da era digital com computadores e celulares, que estão sempre às mãos como instrumentos dessa enxurrada de informações sobre tudo!

Mas, o que se percebe, é que as pessoas (a maioria delas) não têm uma estrutura educacional nem cultural para absorver analiticamente toda a gama de informações, sobretudo de caráter políticas. E, por isso são “conduzidas e manipuladas” por classes elíticas que as dominam com empatia proselitista.

A era das comunicações midiáticas aproximou mais os indivíduos trazendo-os para dentro de uma grande bolha de pensamentos, ideias, discursos e opiniões, não raras vezes, difamatórias contra tudo e todos, e, principalmente contra ao que, lhes são contrárias!

Deve-se a isso, uma grande falha no sistema educacional que nessa deformação cultural, o que se vê hoje, de grande parte das parcelas sociais e populares, contradições hostilizantes e maledicentes quando se referem ao governo e aos políticos em geral. O Congresso, o STF,o Presidente da República, as Leis que regem a sociedade, as classes mais abastadas, os ricos, enfim, as elites pensantes (ou dominantes do Brasil), são colocadas todas na parede para serem fuziladas pelo ódio e destempero da maioria plebeia do povo.

Um velado espírito de ódio paira sobre as camadas pobres do povo endereçado às autoridades que nos governam, e que de certa maneira, se apresentam com grandes momentos de incompetências, que levam a esses estados de profundos desnivelamento, principalmente econômicos, fazendo valer o eterno ditado: “O rico está cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre”!

É despejado quase que diariamente notícias ruins, haja vista o que a mídia propala sobre a pandemia! Vê-se que é uma grande confusão, sem nexo, nem lógica para que se possa emitir juízo de valores sobre! Não há por parte dos “governos” (Dos Estados notadamente) planejamentos e clareza sobre o que estão fazendo, por exemplo, no processo de vacinação contra o COVID19!

E, as camadas populares ficam entre fogos cruzados... Entre a cruz e a espada... Entre o que diz o Executivo, e o que dizem o Legislativo, o Supremo Tribunal Federal e os governadores além das tímidas participações por parte de alguns Prefeitos.

O recénte episódio em que o STF mete os pés pelas mãos, e invade um território sagrado dos cristão católicos e evangélicos, reflete bem essa confusão proibindo a abertura das Igrejas para os cultos, caracterizando assim, medidas arbitrárias e ditatoriais, uma vez que na Constituição Federal, “É livre a expressão religiosa em todo o território nacional e o Estado é laico nessa questão”!

Como disse, a opinião pública começa a se voltar contra o STF e Governadores, que odiosamente tomam medidas contraditórias às que o Presidente tenta definir sobre essas questões.

O que se vê diariamente nos telejornais principalmente é a repetição em cada dez palavras “onze” falam de: “Bolsonaro, COVID19, vacinas, mortes, UTI, leitos nos hospitais”, num cansativo discurso cujas demandas não mudam nem apresentam alguma solução. Porém, o que podemos perceber são as tentativas do Presidente Bolsonaro na busca das soluções, ainda que, as mídias “globais” se posicionem sempre contrárias e alguns Governadores contrários hostilizem Bolsonaro, mas, não apresentam suas soluções!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 08/04/2021
Código do texto: T7227199
Classificação de conteúdo: seguro