PRIMEIRO A DISCIPLINA, DEPOIS A APRENDIZAGEM ("Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas." — Zygmunt Bauman)

Quem investe EM DESFAVOR dos fragilizados em tempo de pandemia terá prejuízos maratonistas vindos da competição das pragas do final dos tempos. Fecharam as escolas! Talvez sabemos o porquê! Elas não são essenciais! Pois, os alunos infrequentes eram assíduos na semana do torneio interclasse! Será que foram convidados, porque "jogavam" bem? Que alguém me explique: Esses alunos que não gostam de estudar, não veem significado na escola, porém gostam das aulas de Educação Física REPRESENTAM BEM sua escola NOS JOGOS estaduais? Por que MAIS FOLGA, MAIS LAZER E AGRADOS? Por outro lado, na escola, quem ensina DE FATO não tem o respeito e a reverência dos alunos E COLEGAS, é o punidor que os tem. Todavia digo: Quem se ocupa em punir não tem tempo para ensinar. Punição é quase sempre vingança POR ALGUMA RAZÃO. E pais, sem o controle de seus filhos, clamam por escolas militares, tentando transferir sua responsabilidade. A disciplina que facilita a aprendizagem vem de casa, ou melhor, nasce de dentro para fora. O vingador iguala-se a "Deus", pune seus inimigos com justiça própria e duplo juízo: Não sabendo ele que Torna-se, também, alvo da vingança da natureza. Todos estamos na dispensação da natureza, REORGANIZANDO-SE. A covid-19, filha da natureza traz A REAÇÃO DEVIDA AO MUNDO, REFLETIDO NA ESCOLA. ESPELHO PROTÓTIPO DA SOCIEDADE "moderna". (Cifa