QUANTO VALE A NOSSA VIDA?
Conforme informação passada pela médica cardiologista Ludhmila Hajjar, que foi cotada para assumir o Ministério da Saúde, o tratamento ECMO para covid-19 que está sendo adotado para o ator Paulo Gustavo custa R$ 30 mil por dia e foi barrado pelo SUS.
O ECMO é uma técnica utilizada há décadas para pacientes com pneumonias graves e tem dois objetivos: oxigenar e eliminar o gás carbônico do sangue e propiciar o repouso adequado para que o paciente recupere as funções do pulmão, devendo ser utilizado de 14 a 25 dias.
Ou seja, estamos falando num gasto de R$ 420.000,00 a R$ 750.000,00.
Muito bem: a maior parte da população não tem esse dinheiro e nem, tampouco, recurso para consegui-lo num prazo recorde.
Nesse caso, não haverá outra alternativa senão vivenciar o luto.
E quem tem esse recurso - como apartamento, carro, outras propriedades, joias etc., como reagiria?
Será que, de verdade, seria capaz de dispor de tudo num prazo muito curto (recebendo obviamente menos grana do que mereceria de fato), ficando literalmente só com a roupa do corpo para evitar que o ente querido vá à óbito?
Há alguns anos, escrevi a biografia de um fazendeiro cuja mulher ficou gravemente doente e ele não titubeou em dispor de todas suas tantas cabeças de gado para cobrir o tratamento dela que, mesmo assim, acabou morrendo. Contei isso no livro dele inclusive.
Ele fez a sua parte e a vida fez a dela. Ambos cumpriram o seu papel.
Será que você cumpriria o seu numa situação assim? Uma coisa é dizer, na teoria, que sim. Outra é se desapegar de tudo em prol de uma pessoa querida, sabendo que poderá ficar na miséria.
Sem contar que tem que ter cabeça boa pra arrumar comprador, negociar e cumprir todas etapas burocráticas até ter o dinheiro nas mãos, apesar das noites mal dormidas e de toda angústia e insegurança que a situação estará gerando no entorno do paciente.