SEXTA FEIRA DA PAIXÃO

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO...

Quando eu era criança, o Carnaval era cheio de confetes, serpentina e umas bisnaga plásticas que enchíamos de água e esguichávamos uns nos outros para refrescar o calor de Fevereiro. Cantávam-se marchinhas engraçadas e muitos dançavam pelas ruas e matinês até o amanhecer da Quarta feira de Cinzas, quando mesmo quem não havia "brincado" o Carnaval corria às Igrejas "Tomar as Cinzas", e voltávamos para casa com uma cruzinha desenhada na testa, pelo Padre. E se iniciava a Quaresma... quarenta dias de reflexão e jejum de carne nas quartas e sextas feiras, que culminava com a Semana Santa , a última anterior ao domingo de Páscoa, que tinha início no Domingo de Ramos, quando levávamos folhas de palmeiras para serem abençoadas pelo Padre, e as usávamos para aplacar a violência dos temporais, acendendo um pedaço da folha seca e a atirando na chuva. A Contrição nessa última semana da Quaresma ia num crescendo. As imagens nas Igrejas eram cobertas com tecido roxo, e todas as noites rezavam-se a Via Sacra nas Igrejas diante das estações do martírio de Jesus; até o Jejum total iniciado após o leve almoço da Quinta-feira Santa, com a cerimônia do Lava Pés nas Igrejas, procissão do Fogaréu, até a Sexta Feira Santa , quando se rememorava a morte do CRISTO, e o silêncio, a tristeza e a contrição eram elevados ao máximo.

Nada se fazia na SEXTA FEIRA DA PAIXÃO: não se cozinhava nem se comia nada. A casa não era varrida. Homens não se barbeavam, não se cortavam cabelos e muito menos as unhas, falava-se baixo, ninguém ria nem cantava. Tudo parava.....

Quando nascí não havia televisão, os rádios só tocavam músicas clássicas e muito solenes nesse dia.E uma voz gravada, repetia de tempo em tempo que a programação estava alterada pela solenidade da data.

Quando surgiu a TV, com o nosso 1⁰ canal, a programação daquele dia, era substituída por música clássica e a imagem de um índio em meio à padrões próprios do canal, congelada na tela.

Hoje. Com os patrocinadores, não dá mais pra ficar sem imagem...

Muitos almoçaram peixe hoje e nem sabem por quê...

Concordo que com a Globalização, a FÉ varia de acordo com as tradições, raças, e costumes. Cerimônias nada tem a ver com o entendimento. Muitas vezes herdamos de nossos pais, ou aprendemos por outros meios, as nossas crenças, muitas vezes sem nem saber a razão. A tecnologia, nos permite o conhecimento de TUDO o que existe.

E às vezes, essa autossuficiência sem uma base concreta, pode confundir...

Aproveitemos esses Tempos de introspecção da Pandemia e a possibilidade de tantas informações, para ouvir, ler, pesquisar, e compreender que a melhor forma de conviver neste Planeta é RESPEITAR. a tudo e a todos.

O Sábado de ALELUIA sem a malhação de Judas transformados em políticos, também parece ter-se acabado felizmente. E o Domingo de Páscoa virá depois de amanhã com menos chocolates, mas sempre trazidos pelo Coelhinho....

Por quê festejamos a Páscoa mesmo??

Pergunte a qualquer criança e ela responderá que é pra comer chocolate...

Cléa Magnani
Enviado por Cléa Magnani em 03/04/2021
Código do texto: T7222555
Classificação de conteúdo: seguro