LAVA PÉS. QUINTA-FEIRA SANTA. HUMILDADE.
Quinta-feira Santa nos traz a humildade de Jesus Cristo .
“Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.”
Quantos precisam ser lavados; os que relegam a humildade para ostentar, os arrogantes, os maledicentes enviesados, os pretensiosos desaparelhados, os armados de invectivas que alardeiam o nada, os falsários da vontade recôndita, que pensando não se mostrarem, se mostram. Os que não estão limpos e necessitam lavar-se, lavem suas consciências, olhem para seus interiores e cuidem da limpeza da alma. Lavar é deixar na estrada o que estigmatiza o interior, e se revela sem reformas no turbilhão das questões indesejadas.
Cristo sabendo de seu destino quis publicar a humildade, mesmo sendo O FILHO DE DEUS. Para servir de exemplo.
E quantos querem exibir galardões sem brasões, títulos tolos inexistentes, bobos no ufanismo do nada que configura nonadas. Muitos...distantes da humildade.
Uma menoridade espiritual que desfila interiores pobres, desde a venda de consciências à materialidade, passando pelo mundo anímico, enredado e enevoado no cinza pardacento das condutas que tisnam e marcam a jornada da vida.
Esse ritual celebrizado, íntimo dos fiéis da Igreja Católica na Quinta- Feira Santa, traz a limpeza dessas almas, se redimidas pelo gesto de humildade, fazendo descer de píncaros não alcançados para o chão da humildade, que nomina-se Lava-pés. Acontece hoje Quinta-Feira Santa, inaugurando mais uma vez, no préstito precedente à Páscoa, A HUMILDADE, envolvendo a forte mensagem que Jesus Cristo quis fazer visível aos seus apóstolos, sendo mais simples que a simplicidade, mesmo encarnando o Filho de Deus.
Um ano ausente da cerimônia que todo ano assisto com minha mulher no Salesianos, Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Niterói.
Bem sabia Jesus quem o havia de trair; por isso disse: "Nem todos estais limpos." Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: "Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.” Necessitamos sempre lavar nosso interior. Principalmente os que pecam em consciência.