FORÇAS ARMADAS

FORÇAS ARMADAS E O ALINHAMENTO POLÍTICO

Vimos nas surpresas trocas nos comandos das três Forças, e, a mídia insinuou um “alinhamento político”, como motivo das surpreendentes medidas do Presidente Bolsonaro.

Isso não seria admissível, uma vez, que, elas as FFAA, não possuem esse viés por motivos de hierarquia, e, disciplina, e que, por imposições constitucionais, são consolidadas as atitudes estritamente “operacionais”, não havendo espaços para as “políticas”.

Uma coisa é o desengajamento politizado pelos militares, que estão no serviço ativo... Outra é o engajamento dos militares, que estão na “reserva” e, que podem nesse cenário, desempenhar funções politizadas no staf do governo.

O Presidente Bolsonaro é sabedor das questões hierárquicas, que colocam cada um no seu devido lugar. E, isso se explica, a “modernidade” do atual General Braga Neto, mais novo nas funções, que os seus antecessores, (colocaram à disposição suas funções) as pastas de Comandantes da Marinha de Guerra, do Exército e da Força Aérea.

Essas trocas não devem remeter a constrangimentos, nem tão pouco à crises como está apregoando as mídias. Apenas e tão somente, é uma questão implícito à questão militar, embasada pelo regulamento, que prevê, que, “TODA A ANTIGUIDADE É POSTO”. Então, por questão de pura disciplina, e, camaradagem, os três Comandantes (Marinha, Exército, e Aeronáutica), automaticamente deixaram o Gen BRAGA (mais moderno na hierarquia) à vontade para escolher ou indicar seus substitutos!

Dessa forma, Bolsonaro, como Comandante em Chefe das FFAA, é soberano nessas trocas, ainda que, na sua visão política (Ele pode sim, e necessita ser político), venha a demitir seus colaboradores “não políticos” (Comandantes das FFAA, não em funções políticas, mas, operacionais).

No mais, o que se vê é a propagação de falácias mentirosas incriminando o General Azevedo, que foi substituído pelo Gen Braga, por supostas falas, e declarações “indevidas” dentro do governo!

Embora não se tenha clareza nas razões das surpreendentes trocas do três Comandantes e do Ministério da Defesa, pelo Presidente, o que fica claro é, que, não há razões para alarme de que Bolsonaro esteja forçando um “alinhamento político” das FFAA. Ele é por força constitucional o “Comandante Supremo das Forças Armadas”, e, isso já o isenta de precisar alinhar o engajamento político delas!

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 31/03/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7220606
Classificação de conteúdo: seguro