Guerreiros surtam...
Olhar para o surto do PM de ontem como início é não ver que a coisa começou há anos e foi reforçada com a eleição de um lunático! Em todo Batalhão tem aqueles "vibradores" dos quais as guarnições riem e já sabem que vão surtar a qualquer momento.
Em Ilhéus, entre outros, tinha o "tigre"! O sujeito praticava artes marciais, se intitulava mestre, andava com várias armas e era temido pelos próprios colegas de Batalhão. Via o povo como inimigo e não como quem pagava seu salário! Quando surtava dava tiros à beira mar e, até onde lembro, não chegou a matar ninguém. Numa noite estive jogando "damas" com ele e lhe observando as mudanças de humor. Em alguns momentos quase esboçava um sorriso, mas em outros ficava me olhando, olhando ao redor e eu pensava: vai surtar! Não sei que fim levou... No Rio tive um vizinho PM que invadiu minha área de serviço com duas pistolas municiadas e um cinturão antigo cheio de munições. Queria matar a esposa e o filho que haviam pedido abrigo minutos antes... Surtou e nem sei porque não atirou em mim. Consegui acalmá-lo e em dado momento ele, por vontade própria, me entregou as duas .380 e o cinto. Chorou feito criança pequena e pediu que eu guardasse as armas até ele se sentir melhor... Vi muitos assim em Sergipe, em São Paulo, em Pernambuco... Não é o treinamento! Em geral esses guerreiros já mostram sinais de loucura no período de alunos, mas os Monitores acham engraçado e vêem como futuros bons soldados! Geralmente são leais. Mas absorvem as ideias de motim que sempre são espalhadas entre a tropa e são, obviamente, aqueles que se manifestam e são abandonados. Alguns pagam com a vida que queriam empenhar numa guerra, mas não sabem que a guerra é de classes e o povo não é o inimigo! Uma pena porque esses guerreiros são sinceros...