Fumei por 12 anos.

Por um bom tempo o cigarro foi o meu companheiro.  Não vou negar que dividimos momentos importantes da minha vida, sendo bons ou ruins. Adorava fumar, dar aquele trago gostoso e depois soltar a fumaça; realmente despertava uma sensação maravilhosa, mas muitas vezes fumei sem vontade, só por ter a dependência mesmo. Ressalto, que quando eu realmente queria fumar, era como comer um "x-burguer com bacon" (quem gosta de carne e bacon vai entender essa referência) - para quem é vegano - desculpe-me; mas não sei o que colocar de referência, porém imagine algo de comer que encha a boca d'água; era mais ou menos desse jeito. 
Obviamente, como todo fumante, eu sabia que aquele companheiro não me fazia bem. Engraçado né? Sabemos que não faz bem, mas continuamos a fumar desesperadamente. Bom, se entrarmos neste assunto de consumir coisas que a gente sabe que não faz bem;  não finalizo esse texto aqui hoje. 

Ouvi muitas e muitas vezes que eu precisava parar de fumar e que o cigarro não fazia bem. Ouvi várias piadas que o cigarro era a "chupeta do capeta", ou então diziam que a cada cigarro que eu fumava, eram cinco minutos a menos de vida. Sabe o que eu achava de tudo isso? Um "puta" saco! Um fumante não quer ouvir que tem de parar de fumar. Quando você destaca um defeito de uma pessoa, sem que ela tenha solicitado, isso não é "ser sincero", isso é ser inconveniente e a gente tem esse péssimo hábito de ser esse tal de inconveniente. 

Entendo perfeitamente que queriam apenas o melhor para mim. Não vou discutir e nunca duvidei disso. Eu também queria o melhor para um monte de gente, mas mesmo assim não saía palpitando na vida alheia; não desse jeito. Se você já me mandou parar de fumar, deve estar bravo comigo agora né? Relaxa, também já fiquei bravo com você, mas está tudo bem - passou. 

Há um ano e três meses que eu parei de fumar. Não fiz tratamento pago, mas estudei muito sobre "abandonar" um vício. Tive inúmeras vontades de voltar a fumar. A minha família foi "mega" importante neste processo; dando-me forças para continuar sem o cigarro. 
Simplesmente parei. Eram 23:56hs do dia 31 de dezembro de 2019, quando fumei meu último cigarro. Quem estava comigo vai se lembrar que fumei uns três cigarros, um atrás do outro para despedir-me da vida de fumante. 

O cheiro do cigarro em minhas mãos era o que mais me incomodava em ser fumante. Então, quando deixei de fumar, minhas mãos cheirosas do sabonete ou álcool em gel com aroma, fez eu me sentir melhor e mais confortável. 
Sempre fui "bom de garfo", mas engordei um monte de quilo depois que parei de fumar, pode ser apenas uma coincidência, mas acredito que seja uma consequência.
Hoje em dia o cigarro que eu fumava está quase nove reais, então tenho economizado uma grana com isso também. 

Se você é fumante e quer parar, pare! Estude sobre o assunto, conte essa sua decisão para às pessoas que te amam e certamente você vai se sentir mais confiante para entrar nesta luta. Acredite, não é nada fácil; mas quem disse que você não consegue? 
Se precisar de algum apoio, me chame. Vou adorar te ajudar com isso. 

Se você é um fumante e não quer parar de fumar: Você tem esse direito. 

Se você não é fumante e quer se tornar: NÃO FAÇA ISSO! NÃO ENTRE NESSA CILADA, BINO!

Texto: Caio Ricci
Foto: Google.com