QUEM RESPEITA MERECE RESPEITO ("O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos." — Raul Brandão)
PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA minha e DOS SEUS COLEGAS, digo-lhes que obediência forçada não é virtude. Evidentemente preciso da sua atenção para fazer acontecer a aula, mas não quero exigir seu respeito, e nem poderia pretendê-lo, se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que a educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores. Eu respeito as pessoas não porque elas merecem ou pelo que elas são, mas pelo que eu sou. Senão não respeitaria um mendigo, uma prostituta, um ladrão, um animal, ou ainda um homossexual. Por outro lado, o Lúcifer não pode respeitar a Deus mesmo consciente de todo o Seu poder, e nem a ninguém; porque o seu caráter é demoníaco, orgulhoso demais para aprender lições essenciais. Respeitar alguém é um dom divino, pois O Criador de todas as coisas respeita Suas criaturas. Por isso, posso contar com o respeito de Deus, isso me interessa, pois essa relação conhecida e vivida faz de mim um respeitador também.
Não há pecado mais vergonhoso do que enganar quem acredita em você. ... Seria por isso que alunos não respeitam, não gostam, não acreditam mais em seus professores, e os denunciam por qualquer motivo para regulá-los em saia justa, por vingança? "Gato escaldados tem medo de água fria." CiFA