SANTO NÃO RI

Quando eu era criança, até gostava um pouco de religião. Eu ia na igreja e, como um santo que era, ficava vendo os "santos" nos pedestais sem ver nenhum deles mostrando os dentes para dar risadas. Sempre os achei com caras de tristeza absoluta. Você já viu algum santo rindo sem ser meme?

Eu, no alto dos meus 8 anos, confesso: achava muito esquisito tudo aquilo. Por que não rir? Por que será que eles viviam com aquelas caras tristes?

Fiz faculdade de história e vi que isso era consenso da Idade Média. No renascentismo a própria arte das pinturas e estatuetas faziam-na, em suas fisionomias, obrigatoriedade não rir, pois rir, naquele período, poderia ser comparado a ato demoníaco.

Hoje as pessoas podem rir, mas muitas são presas em regras rigorosas de conduta religiosa como se ainda estivéssemos na Idade Média. Um exemplo clássico é pagar para Deus lhe abençoar, sendo uma regra imposta por espertalhões. Os demônios encarnados estão por aí prontos a abocanhar a parte do bolo oferecido num banquete onde o fanatismo é quem traz os ingredientes.

Sinceramente, tenho 57 anos e conheci muitos religiosos em minha vida e percebi que o fanatismo não admite a dúvida, sendo a dúvida, o princípio da sabedoria.

Eu, ultimamente, não estou vendo muita graça do jeito que o mundo está; estou duvidando de tudo e, ao mesmo tempo, não estou mais duvidando de nada!

Será que estamos voltando à Idade Média?

Deus me livre!