Lula e o Brasil

O Brasil está crescendo, sim, embora a passos deveras curtos, quase mesquinhos, como se tivesse medo de ser imenso em curto prazo. Sua adolescência parece segurar-lhe o desenvolvimento rápido.

Tenho lido e ouvido falar sobre uma tal revolução que o Presidente Lula estaria realizando em nosso país. Quanta bobagem! Se ele tem bagagem revolucionária, está muito distante de sua prática palaciana e presidencial.

Lula está colhendo os “louros” e os “ morenos”, da última administração que este país teve, a do ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso. E este, por sua vez, lucrou com as mudanças que se arrastaram desde os pilares postos em nosso solo pátrio pela revolução de 64, passando com certo triunfo pelos anos dourados de nossa economia, às margens do ano 1972.

E os descuidos deste governo? A plebe desavisada e inculta das entranhas dos sertões e cerrados, dos quase-desertos do Norte e do Nordeste e dos alagados da Amazônia? As esmolas do fome-zero, tíquetes-gás, estes não dão qualquer sustentabilidade a um crescimento social justo para o nosso povo “ sem-nada”! Por que chamá-los de cidadãos se não possuem sequer moradia própria, emprego, água encanada e energia? Há subtipos de cidadania?

Está aí instalado o último escândalo nacional que, de longe, é menor do que seus anteriores. Os quadrilheiros do mensalão e tantos outros mais. Costura-se já o pleito presidencial vindouro, antes mesmo de sabermos concretamente o que mudou de verdade na sociedade brasileira, não a média ou a rica, mas, a miserável e a pobre que, afora as esmolas vindas do governo, pouco vêem de absolutamente firme em seus benefícios.

Poxa, passa da hora deste governo parar de negociar com os partidos gulosos e ouvir mais a voz da sociedade que continua a engasgar-se com a CPMF, os juros exorbitantes dos cheques especiais e os salários vergonhosos. Enquanto isso, a maior parte dos nossos políticos continua a somar mais fortunas às suas, já ameaçadoras a eles próprios. Estão se esquecendo de que ninguém ficará seguro vivendo entre miseráveis e descamisados, com tanto dinheiro no bolso. A fome dá uma coragem perversa a quem a sente. Os desabrigados invadem abrigos no afã da dor que a exclusão social lhes oferece.

Este governo Lula ainda não aprendeu a governar ouvindo mais o povo do que meia dúzia de partidos políticos. E o governo do Roberto Mangabeira Unger e seus outros pares extraordinários?. Em vez de Vossa Excelência criar um ministério para abrigar esse americano-brasileiro, fomente o desenvolvimento no seio da pobreza, lave a face e estire as mãos, não com a teatral facilidade que tem mostrado ter , mas com a coragem cívica e a doação responsável dos caminhos que levam ao verdadeiro desenvolvimento da sociedade brasileira.

Há a seiva que envenena e a outra que alimenta. Há um Brasil teatral e um outro aborrecido pelo esquecimento. A verdade não está com nenhum dos dois, mas do lado da esperança que têm milhões de brasileiros roubados e desrespeitados em esperar,a cada pleito que chega, que realmente o Brasil mude. Com o seu governo, essa esperança real ainda não pôde ser vista na prática, lavada dos interesses políticos- eleitoreiros. Demagogia mata, Senhor Presidente!