Antes de ser um bom pai, é preciso ser um bom companheiro e isso vai muito além do relacionamento que você tem com a mamãe do seu neném.  Partindo do princípio que vocês querem manter esse relacionamento pela vida toda, fica mais fácil para entender os meus argumentos a partir do próximo parágrafo. Uma outra hora escrevo para você que não vai continuar com a mamãe do seu neném.

     O relacionamento está legal, vocês estão curtindo há um bom tempo, e de repente... BUUUUUM! Ela surge com uma bela notícia: “Parabéns, você vai ser papai” (só de lembrar desse belo dia na minha vida, fico com um baita sorriso na cara enquanto escrevo). Pulando um pouco a parte do choque e de como vocês contarão aos avós, quero focar ainda no relacionamento; a sua namorada/noiva/esposa está com dois corações batendo dentro dela e sabemos que com um só já é difícil controlar as emoções, imagina com dois?  Pois é, você precisa ser um pouco mais parceiro e entender que essa fase de gestação não é nada fácil. Recomendo vocês estudarem, e naturalmente a mamãe vai estudar mais sobre a evolução do neném e você, amigo, foca no comportamento dela. Estuda sem parar quais são as mudanças de comportamento, o que a deixa mais calma e leva isso como um lema de vida a partir de agora para manter um relacionamento saudável. Junto com a gravidez, ela ganha o direito de ser a pessoa mais chata do mundo, mas relaxa, em alguns casos isso passa após o nascimento do bebê.
Participe de todas às consultas médicas. Você não tem ideia do quanto elas se sentem seguras com o parceiro do lado. Divida todas as responsabilidades e participe de todas as decisões junto, desde às lembrancinhas até a decoração do quarto. Participe! Pode parecer que não, mas ela também quer a sua opinião.
     
     Em relação ao parto, você pode ter a sua opinião e a sua preferência, mas deixe a mamãe escolher. Pode ter certeza que ela vai pesquisar muito sobre o assunto, e quando ela tomar alguma decisão, simplesmente apoie. Não será você que fará um “rasgo” na barriga, ou fará força para vir normal.

Depois que o neném nasce, junto com toda “fofura” e amor, vem todas as responsabilidades. Pode ter certeza que vem também de lambuja, uma chuva de palpites e bastante estresse. Isso tudo se torna um prato cheio para às forças negativas, que querem a todo custo derrubar o seu relacionamento e tirar a paz do seu lar. Seja forte! Afaste toda a negatividade e foque no que realmente importa, sua família.
     
     A mamãe vai amamentar? Levante. Pegue a criança e leve até a mamãe. Busque um copo d’agua para a sua parceira enquanto ela começa a dar alimento para o bebê. Ainda enquanto ela amamenta, aproveite e vá lavar uma louça que ainda está na pia, ou comece a ajeitar o banho do neném. Alguma coisa vai ter para fazer, não tenho dúvida. Então, faça! Não se preocupe com o que vão falar. Pode ser que falem que todas essas sugestões que eu mencionei acima são “coisas de mulheres”, mas não dê ouvido para esse machismo ridículo que está enraizado na nossa cultura. Muitos papais por aí, querem ter filhos para as mamães cuidarem para eles irem jogar bola e tomar cerveja no boteco. Não seja esse cara. Não seja um pai qualquer. Seja o Pai! Não seja qualquer parceiro. Seja o Parceiro.


Texto: Caio Ricci
Foto: Google.