Castigo e Inferno

ACHO que já escrevi uma arenga sobre o castigo que seria infligido aos maus quando da travessia após a vida terrena repleta de maldades. Desnecessário dizer que essa minha suposição se baseia em afirmativas de pessoas que me foram muito caras em vida. Uma era minha avó paterna, quando ela me ouvia lamentar a triste sina de um aleijado que sempre passava pela portada casa dela se arrastando em cima de um pedaço de borracha de pneu, em pelo sol a pino do meio dia, ela dizia: - Deixe de besteira,esse sujeito tá pagando o que fez de ruim na vida passada. Era a visão dela do castigo, do inferno. Pode parecer algo absurdo, mas pensando bem... Pelo menos era uma ideia. De uma pessoa que em vida só fez o bem. Discordo da teoria dela, mas nunca esqueci.

Mas outra teoria, alternativa ou explicação me foi dada por um velho contador.Ele era doido por livros. Ele dizia,por exemplo, que Dante acertara quanto a ameaça de inferno para os que são coniventes com as injustiças, maldades e violência, aqueles que são omissos: "No inferno os lugares mais quentes são reservados para aqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise". . Mas outra explicação desse velho afigurou-se-me mais lógica e nunca esqueci e concordo com ela é uma citação do romancista Cronin: "O inferno é olugar onde se perde a esperança".

Para mim a perda da esperança é o maior castigo,é mesmo o inferno.O mau fica ali sem nenhuma esperança e nem perspectiva, sem pensar em nada, apenas fitando o nada e sabendo que merece esse castigo eterno. É terrível. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/03/2021
Código do texto: T7213167
Classificação de conteúdo: seguro