A CIDADE CHOROU E A SOLIDARIEDADE ABRAÇOU –  UM POEMA “ESPERANZA”

O meu pequeno torrão de chão, minha querida cidade, Clevelândia, neste rincão Centro Sul do Paraná, distante 400Km da Capital e 130Km da Fronteira com a Argentina, está chorosa e triste, os ventos da pandemia sopraram forte, houveram várias perdas pelo COVID-19, em uma semana foram registradas as mortes de oito pessoas, é muito para uma população de dezoito mil habitantes.  São eles amigos e vizinhos.

O pequeno Hospital da cidade, a Associação Pró-Saúde, não tem UTI, e houve falta de cilindros de oxigênio. Foi um desespero. A solidariedade abraçou à cidade, inclusive as cervejarias de cidades próximas suspenderam a produção para cederem seus cilindros de oxigênio.  Os mecânicos, enfim, todos aqueles que possuíam cilindros, fizeram o mesmo para salvar vidas. A prefeita decretou o lockdown. O clima é triste, lamentável.

Apesar de tudo, ficou a demonstração que nós não devemos ser tão somente árvores a crescer para cima, mas também devemos crescer para os lados, devemos ter galhos para fazer sombra a nossos irmãos, devemos ser ninhos de gratidão. Devemos colher às sementes dessas árvores e plantá-las em nosso coração. Aqui a solidariedade abraçou à cidade.   

Gostaria de terminar com um poema que li recentemente do cubano Alexis Valdés – “Esperanza” (escrito em 21.03.2020) :

          “{Cuando la tormenta pase} {Y se amansen los caminos} {y seamos sobrevivientes de un naufragio colectivo.} {Con el corazón lloroso y el destino bendecido} {nos sentiremos dichosos tan sólo por estar vivos.} {Y le  daremos un abrazo al primer desconocido y alabaremos la suerte de conservar un amigo.} {Y entonces recordaremos todo aquello que perdimos y de una vez aprenderemos todo lo que no aprendimos.} {Ya no tendremos envidia pues todos habrán sufrido.} {Ya no tendremos desídia Seremos más compasivos.} {Valdrá más lo que es de todos Que lo jamas conseguido Seremos más generosos Y mucho más comprometidos} {Entenderemos lo frágil que significa estar vivos Sudaremos empatia por quien está y quien se ha ido.} {Extrañaremos al viejo que pedía un peso en el  mercado, que no supimos su nombre y siempre estuvo a tu lado. Y quizás el viejo pobre era tu Dios disfrazado. Nunca preguntaste el nombre porque estabas apurado.} {Y todo será un milagro Y todo será un legado Y se respetará la vida, la vida que hemos ganado.}{Cuando la tormenta pase te pido Dios, apenado, que nos devuelvas mejores, como nos habías soñado}.

Estamos em plena quaresma, tempo de meditação. Devemos resistir, não podemos esmorecer, nós temos a garantia de CRISTO.