SÃO JOSÉ. SAGRADO CHEFE DE FAMÍLIA. DEUSES LARES ROMANOS.

Dia de São José, o Chefe da Família Sagrada onde nasceu o Filho de Deus, o Menino de Nazaré, o Nazareno, O Cristo Ungido, o Rei.

Nunca se necessitou tanto de uma bússola para seguir na estrada dos bons caminhos como agora, sinalizada e iluminada pelos pais abençoados pelo privilégio da iluminação da escolha. E a escolha é seguir o Nazareno. E nenhum privilégio maior que orientar os primeiros princípios para O FILHO DE DEUS.

A educação da primeira infância de Jesus, destinatário São José; grave missão.

Sabia com QUEM por adoção o destino lhe entregou, para educar.

COMO EDUCAR DEUS, seu Filho feito homem?

E dessa obrigação, DIVINA, se portou como símbolo perfeito.

São José em sua simplicidade conhecia esse encargo altaneiro. Entendia e compreendia seu destino. Lhe foi dada a dimensão compreensiva para tanto.

Era o Chefe do Lar, o mais SAGRADO LAR.

Penates, deuses do lar, foram cultuados por romanos e etruscos. Tinham como guardiões, assim eleitos, a proteção pelo plano de família e sua condução.

O vocábulo origina-se de “penus”. Despensar, prover a família de suas necessidades. ESPIRITUAIS E MATERIAIS.

Os chefes da família configuravam um sacerdócio, eram os sacerdotes dos penates de sua própria casa, do LAR.

Aos penates vinculava-se Vesta e os deuses lares. Cultuados no âmago da família.

Os Penates estavam ligados aos Lares, uma das principais divindades domésticas.

Era obrigação do Pater Família romano manter uma chama acesa na sala principal do LAR, permanentemente, da casa onde vivia a família, para os Deuses Lares.

São José não era pagão ou devia tributo religioso aos deuses pagãos, era judeu, assim nascido, e cristão, mas manteve uma chama acesa na Casa de Jesus, a chama cristã, casa do Filho de Deus, pura espiritualidade, LAR do mesmo Deus que o honrou com a divina missão, encarnado como Filho e Homem como nós.

E nos fez chegar essa chama acesa nos lares (daí nosso vocábulo lar), aquela que busca prover material e espiritualmente as famílias em devoção aos valores mais nobres e elevados. A mesma chama que fez Constantino, imperador romano, entronizar em Roma o Cristianismo como religião oficial, juntamente celebrada no mesmo dia em que se festejava a festa da luz, do deus Mitra, pagão.

Era a coincidência que celebrava a Maior luz vinda ao mundo, Jesus, no mesmo dia do solstício de verão, configurado em nosso natal.

São José manteve essa luz acesa, hoje é seu dia, agradecemos e louvamos nosso Santo Chefe de todas as famílias cristãs, e por que não dizer de todas as famílias.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/03/2021
Reeditado em 19/03/2021
Código do texto: T7210812
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.