Sob Nova Direção, Mas...

Para quem achou que eu exagerava ao dizer que caminhávamos para 3 mil mortes diárias, nesta quarta-feira foram registradas 2.736 vidas perdidas para a COVID. Na terça, foram 2.841. Diante do colapso no sistema de saúde, governadores e prefeitos adotam medidas cada vez mais restritivas, buscando alcançar o mínimo de isolamento social que ajude a reduzir as taxas de contágio; e irritando apoiadores de Bolsonaro, que, insensíveis ao caos, no domingo, foram às ruas manifestar seu apoio ao mito e provocar vergonha alheia em quem já percebeu que defuntos não movem a economia.
Por outro lado, congressistas atentos às suas bases eleitorais intensificaram a pressão contra Pazuello, que, muito a contragosto, será substituído.
A primeira opção para herdar o desastre sanitário deixado por ele, a médica Ludhmila Hajjar, indicada por Arthur Lira e muito elogiada por sua competência técnica e administrativa, rejeitou o convite após ataques virtuais e tentativas reais de agressão, e depois de um lamentável encontro com o presidente e acompanhantes, dentre eles, Carlos Bolsonaro, que inquiriu até sua opinião sobre armas.
Assume a pasta mais importante do governo neste momento, então, o dr. Marcelo Queiroga, prometendo muito mais do mesmo. Negando seu posicionado anterior pela ciência, o novo ministro atesta que fará uma gestão de continuidade e que obedecerá a quem manda. Criticado, fez, hoje, uma tímida defesa do distanciamento social.
Pausa para a cômica, se não trágica, acusação de crime contra a segurança nacional feita pelo filho 02 ao youtuber Felipe Neto. A manobra, inócua do ponto de vista legal, tem dois objetivos: mover as redes sociais contra o rapaz e intimidar vozes contrárias ao governo e sua equivocada política de combate à pandemia.
Melhor seria se o sonho da reeleição fizesse o presidente mudar mesmo a direção e silenciá-las todas, não pela truculência, mas, por, salvando vidas, lhes tirar todos os motivos para críticas.

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-18-03-2021/
Estou na página 8, Vida e Lazer.

Imagem daqui.