Realidade emocional

A figura que nós representamos diz muito aos outros ,aos que nos olham, aos que têm contato conosco de alguma forma. Somos seres humanos que têm angústias, sonhos e não podemos entrar numa vitimação; temos que ser flexíveis diante dos problemas que surgem. Temos que resolvê-los junto com os outros, pois ninguém pode lutar contra si. Temos que cuidar o exemplo que queremos passar aos outros. Não podemos ficar só com os elogios positivos, bons .

E algumas figuras humanas representam mais do que outras nesse contexto social, como o professor e o padre.

O professor representa uma figura ,um exemplo; são pessoas formadoras de opinião , de personalidade e de uma responsabilidade normal com as pessoas que o rodeiam - mesmo que alguns não o considere gente normal.

Certos especialistas dizem “ não sei de nada” e a nossa realidade hoje é assim. Todo mundo fala e ninguém sabe nada, como no caso da pandemia de Covid-19. É chegada a hora do professor, de ser o modelo, fazer mais que o básico, ser professor mesmo. Porque faz parte de um grupo seleto, que tem responsabilidade ética. Até porque educar é diferente de “dar aula”, qualquer um dá e dá qualquer coisa. Educar,não. É ser o direcionador do futuro do aluno e de lembrar a este dos horários e rituais , o fazendo sair um pouco da inércia e preguiça, que são típicas do ser discente. Mesmo que a motivação venha de dentro de nós e não dos outros. Mesmo que a palavra “aluno” etimologicamente signifique “criança de colo, que está amamentando” ,do latim.

Outros, dizem que agora é o momento da educação. Ainda mais necessária em época de pandemia e apenas depende do foco que damos à ela.Nessa caminhada, até a figura do padre também entra no meio da educação, pelo fato que representa uma realidade emocional, uma educação religiosa(aqui falando na questão crença,independente

do tipo de religião),uma complementação.

Contudo, não podemos passar pela vida indiferentes ,saindo um pouco do setor “educação”. É preciso vermos todos os tipos de realidade . O momento que vivemos ,agora,é um momento de reflexão e que não seja normal “não querer nada”, nada de educação e que com o novo normal ,nos acostumarmos, não é muito bom.

E tirando a educação e a realidade emocional /religiosa , temos a realidade musical, que nos ajuda a encontrar o eixo até mesmo na educação. É tudo uma questão de ponto de vista. A acomodação é o pior que existe no ser humano.

Então, podemos ser muitas figuras, pois a energia é que nos move como seres humanos e não podemos ficar dentro das três preguiças, como disse um certo filósofo: a de não saber nada; a de ter preguiça em saber e não saber o que não se sabia. Vamos calçar sapatos ou vamos andar descalços ?