Trova feia, muito feia!
Por Airton Soares
TROVA FEIA
de minha autoria. Feia e machista que há muito habitava o meu subconsciente e que, não sei por qual motivo, resolveu dar o ar da sua `graça´.
A quem interessa possa
digo aqui o que me atormenta:
casar e sair da fossa*
ou comprar uma jumenta!
MULHER MERCADORIA
Não me refutem, não me apedrejem, apenas caricaturei o "zeitgeist" da época. Nos anos 60 era comum se ouvir, com a turminha da esquina, essas grosserias contra a mulher: Não sei se caso ou compro uma bicicleta; não sei se caso ou compro um botijão de gás.
OU SEJA, É MAIS NEGÓCIO
é mais barato a manutenção de uma bicicleta do que a “manutenção” de uma mulher. Terrível! Dá pra se ver e sentir a que grau o homem `coisificava´ a mulher ou ela se deixava `coisificar´! Fugi um pouco do assunto, mas ainda há tempo e bastaste espaço para entrarmos na fossa.
*ENTREMOS, POIS!
Está na fossa – O jovem leitor, que visita este espaço, com certeza desconhece essa expressão.
CUIDO EM EXPLICÁ-LA
mas, para tanto, criemos o seguinte cenário - Um soldado passa dias... E mais dias em um fosso [buraco grande] sem poder... Perfeitamente! Todas as suas necessidades eram feitas ali mesmo no buraco e quando batia a saudade dos amigos, da namorada e da família, eles tiravam um retratinho do bolso ou outra lembrança qualquer e ficavam horas e horas curtindo a ausência do ente querido... No fosso.
DAÍ POR EXTENSÃO
se dizer que fulano está na fossa e que não precisa, necessariamente, ser soldado na guerra espreitando o inimigo dentro de um buraco.
<><><<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><
Uma concordância acompanhada de uma branda reprimenda:
"Pois que compre a jumenta,
mas não se esqueça de olhar
se a tal é ciumenta
senão "bode" vai virar!"
kkk bjs kyriadalua