CRÔNICA

Uma questão política e outra técnica

Nessa teia de aranha que geram as informações sobre as questões da “vacina” contra a pandemia do CORONAVIRUS ficamos sempre, nós, a quem é jogado senso do entendimento, e, compreensão, só nos restam as dúvidas e incertezas, sobre os rumos certos na administração dessa crucial “via crucis popular”!

Há dias vimos a troca de Ministros da pasta da saúde do Governo Federal. Sai Pazuello e entra “MARCELO QUEIROGA, um médico! Mas, uma pergunta que não quer calar: “Essa medida, depois de tamanha pressão sobre o General PAZUELLO foi política ou técnica?

De um lado os detentores da pressão pela saída do General (na minha opinião), os do politicamente correto, e, de outro os (na minha opinião) que agasalham opiniões do lado da indicação “técnica”!

Na verdade, no frigir dos ovos acho, que, se puser na balança dos critérios, as duas vertentes terão pesos iguais! Ao sabor da verdade, nada mais correto e óbvio, que , um médico nessa área da ciência... No entanto, o Ministro que ocupar a cadeira, vai ter que ser político também, pois, ficará entre a cruz e a espada... Suas ações vão ser pautadas e fiscalizadas pelo crivo da POLÍTICA do Congresso e do Chefe do Executivo, mas ao mesmo tempo, que, pelo fato de ser médico, QUEIROGA, deverá explicações aos seus pares da ciência!

É na ciência que se resolve as demandas médicas na contenção da epidemia, mas, é na área política, que, se conduz o barco, conforme os ventos soprem sobre seu velame, ou seja, nas implicações econômicas com implicações estrangeiras, e, no seu próprio quintal brasileiro, que, interesses eleitoreiros marcam território por conta do próximo ano eleitoral de 2022.

Como o momento pandêmico é crucial como mostram os quadros estatísticos da evolução dos contágios seguidos de mortes, acho que, o Ministro médico recém- empossado na pasta, tenha que utilizar dos seus conhecimentos e competências médicas obedecendo prioritariamente as demandas da ciência médica, para depois, se colocar no equilíbrio dos interesses políticos!

Portanto, o Ministro QUEIROGA deverá, pelo fato de ser um médico conhecedor da ciência, se conduzir como tal, porém, dentro dos critérios políticos, para não correr os riscos de ser “fritado” pelo fogo cruzado entre as duas espadas!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 17/03/2021
Código do texto: T7209202
Classificação de conteúdo: seguro