Razão e Coração

PELEJO -desde adolescente - para ser uma pessoa racional, ou seja, para agir de acordo com a razão. Nunca consegui e não consigo ainda hoje já velho.Sim, sei que por isso perdi algumas oportunidades de melhorar e ascender na vida. Mas para isso teria que ser racional e pensar mais em mim mesmo, ter ambição, concorrer e em nome da concorrência agir egoisticamente. Preferi sempre ouvir a voz do coração. Sofri muitas críticas: besta, retardado, retrogrado, idiota... E as broncas: "Vai ficar marcando passo!". "Vencido!", "Perdedor!". Recebi críticas até de grandes amigos e e de parentes.

Não me arrependo de ser meio arredio à razão, de ser um fiel seguidor da voz do coração. Não que seja u mero sonhador, aluado, radical, mas alguém que prefere ficar com seus sentimentos e valores . Nunca seria feliz sabendo que conseguira algo de forma egoísta e passando por cima de outros. . Nunca abandonei meus sonhos que não têm nada a ver com poder, mando ou dinheiro, Continuo o mesmo. Detalhe:nunca dei satisfações a ninguém do meu estilo de vida.Uma religiosa que sempre conversava comigo, sabia que eu não era religioso, diante da minha resistência à razão, sempre repetia a máxima de Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece". É verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/03/2021
Código do texto: T7209135
Classificação de conteúdo: seguro