III REFLEÇÕES DE MARÇO... 10h32min.

Em nossas singelas lembranças do mês de março, não poderíamos de deixar de citar este personagem*, que foi um grande intermediário, para muitos que o consideram o porta voz da Terceira Revelação.

Nas asas da imaginação, estamos evidenciando um pouco mais da metade do século XIX, - 1855 – o senhor Rivail, estava no vigor de seus 50 anos, coincidentemente havia nascido no mesmo ano que Napoleão Bonaparte,* foi coroado Imperador da França.

Viveu num século, em que estas “modernidades” de hoje em dia, não existiam, luz elétrica, telefone, máquina de escrever, mais tarde o computador e a Internet, algo que hoje é acessível a maioria das pessoas.

Mas isto, não foi empecilho para que não realizasse seu monumental legado. Estamos no ano de 1855, quando “casualmente” se encontra com o amigo de muito tempo, senhor Furtuir, amigo Rivail, agora as “mesas girantes”, além de “levitarem” respondem perguntas, quando o segundo afirmou: para a mesa responderem perguntas tem que ter cérebro, e, insistiu para que o amigo vosso junto com ele a uma dessas reuniões, e realmente dias depois isto acabou acontecendo...

Pesquisador nato por excelência, observava tudo atentamente, a metodologia, era precária e demorada, e acontecia lentamente, uma “pancada” sim, duas não...

Após várias reuniões, concluiu que era possível aprimorar a metodologia, aproveitando, com a escrita direta, - em que entidade impulsionava a mão do sensitivo - ou através da psicofonia, em a mensagem era obtida a viva voz...

Um pouco mais de dois e meio se passaram, com dedicação quase que exclusiva aos estudos d´alma, finalmente em 18 de abril de 1857, em uma reunião de um pequeno número de convidados, apresenta o seu livro, fruto de árduo trabalho, para surpresa dos seletos convidados, o livro não era apresentado com o seu nome verdadeiro, usando o pseudônimo Allan Kardec.

Os últimos 14 anos de sua existência, foram praticamente dedicados a este abençoado labor: decifrar os enigmas d´alma, e novos livros foram surgindo: O Livro dos Médiuns, 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 1864, Céu e Inferno, 1865. Gênese 1868, Era preciso dar “suporte” a tudo isto, foi quando fundou a Revista Espírita, que funcionaria como uma “unificação” dos estudos do espiritismo, com matérias oriundas até de outros países, que exigia um trabalho permanente...

Esta revista foi editada em rigorosa data, isto é, uma semana antes de acabar o mês já era enviada a seus leitores, razão pela qual a do mês de abriu, não mencionava o seu prematuro desenlace...

Numa manhã cinzenta, o mestre, havia acabado de se mudar, estava tentando por as coisas em ordem, quando repentinamente sofrei um aneurisma fulminante, que, prematuramente põe fim a sua existência física, ele se foi mas ficou o seu legado através de seus livros, e ontem como hoje estão a nossa disposição, para nos dar o consolo, neste dias de “turbulência” que parece uma agonia sem fim...

Há um livro publicado 22 anos após o seu desenlace: Obras Póstumas, com uma mensagem, que ele não iria concluir sua missão naquela existência, mas que em breve voltaria, mas isto já faz parte de outra Reflexão. 11h30min.

Curitiba, 17 de março de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autors/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*Hippolyte Léon Denizard Rivail , nasceu em Lião (França) 03 de outubro de 1804, faleceu em Paris em 31 de março de 1869

*Napoleão Bonaparte, nasceu 1769 em Acáccio, capital da Ilha da Córcega, França faleceu em 1821, foi coroado Imperador da França quando tinha tão somente 35 anos, em 02 de dezembro, de 1804, na Catedral de Notre-Dame, foi Imperador entre 1804 e 1814.

*Wikipédia, datas e nomes.

.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/03/2021
Reeditado em 18/03/2021
Código do texto: T7209127
Classificação de conteúdo: seguro