O HÍBRIDO ESCOLAR: NEM UMA COISA, NEM OUTRA ("Hoje somos um híbrido de humanos-máquinas. Prontos para matar, e matar a nós mesmos." — Gabriel Hassan Zeidan)
Em meio ao caos da pandemia, a escola onde leciono decidiu adotar um novo formato de ensino. Uma mistura de presencial e remoto, uma tentativa de se adaptar aos novos tempos sem abandonar completamente o passado. A proposta era de 30% de aulas presenciais e 70% remotas, seguindo a sequência da matriz curricular mínima. Uma mudança que, acredito, foi impulsionada mais pela necessidade dos coordenadores de garantir seu sustento do que por um desejo genuíno de inovar.
Na minha visão, o ensino híbrido deveria ser mais do que apenas uma divisão percentual entre aulas presenciais e remotas. Deveria ser uma mudança na metodologia, usando a tecnologia para complementar o ensino presencial, não para substituí-lo. Afinal, cursos por correspondência nunca foram populares, apreciados apenas por aqueles que buscam atalhos. Diplomas valiosos são conquistados com suor, lágrimas e dedicação, não com a facilidade de um clique.
A internet deveria ser usada como uma ferramenta de pesquisa, não como um substituto para o professor. E certamente não deveria haver plantões de dúvidas virtuais privados para alunos menores de idade. Notei que as perguntas dos alunos feitas através de aplicativos são descuidadas, perguntas que eles teriam vergonha de fazer na presença física de um professor e colegas.
A pesquisa sem orientação adequada é como navegar sem um mapa. O sucesso depende mais da sorte do que da habilidade. Talvez seja por isso que esta geração, apesar de ser a mais informatizada, tem o QI mais baixo de todos os tempos, segundo um estudo que li recentemente.
Refletindo sobre tudo isso, percebo que a verdadeira mudança na educação não virá de simplesmente adotar novas tecnologias, mas de como as usamos para melhorar o processo de aprendizagem. E isso, meus caros, é um desafio que ainda temos pela frente.
ALINHAMENTO CONSTRUTIVO
1. Ensino Híbrido: Uma Necessidade ou Uma Oportunidade?
O texto apresenta a adoção do ensino híbrido em uma escola durante a pandemia, com 30% de aulas presenciais e 70% remotas. Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender os diferentes fatores que influenciam a adoção do ensino híbrido, como a necessidade de adaptação à pandemia, as dificuldades financeiras das escolas e as expectativas dos alunos?
2. Tecnologia como Complemento ou Substituição do Professor?
O autor critica a utilização da tecnologia como um mero substituto do professor, defendendo seu uso como ferramenta complementar. Como a sociologia pode nos ajudar a analisar o impacto da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, considerando as diferentes concepções de aprendizagem e o papel do professor na era digital?
3. Segurança Online e o Desafio da Proteção de Menores:
O autor questiona a segurança dos plantões de dúvidas virtuais para alunos menores de idade. Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender os desafios da segurança online na educação, considerando os riscos de cyberbullying, assédio e exposição a conteúdos inadequados?
4. Pesquisa Orientada e o Desenvolvimento da Autonomia:
O autor defende a importância da pesquisa orientada para o sucesso na aprendizagem. Como a sociologia pode nos ajudar a analisar a relação entre pesquisa, autonomia e desenvolvimento intelectual, considerando as diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos?
5. O Futuro da Educação e o Desafio da Inovação:
O autor reconhece que a mudança na educação não se limita à adoção de novas tecnologias, mas exige uma redefinição do processo de ensino-aprendizagem. Como a sociologia pode nos auxiliar a pensar o futuro da educação, considerando as transformações sociais, tecnológicas e culturais da sociedade contemporânea?
Bônus:
A Evolução da Educação ao Longo da História:
Realize uma análise sociológica da evolução da educação ao longo da história. Como as mudanças sociais, as lutas por direitos, as diferentes correntes de pensamento e as descobertas científicas influenciaram os modelos educativos em diferentes épocas e culturas? Quais os desafios e as oportunidades que a educação enfrenta na sociedade contemporânea?