O Cúmulo da Ignorância

Eric do Vale

De uns tempos para cá, a população brasileira vem fazendo questão de manifestar as suas convicções ideológicas, vindo a desenvolver uma espécie de "visão de raio X" que consiste em um único objetivo: "exterminar a praga comunista".

Essa tese pode ser comprovada a partir de uma conversa feita, via Wattzapp, ocorrida na semana em que Lula foi absolvido pelo STF. Descontente com tal ocorrido, alguém afirmou que, diante do momento atual, seria necessário um "AI-5 turbinado".

É até compreensível que essa pessoa tenha os seus motivos para manifestar a sua indignação perante tal ocorrido, mas chega a ser um tanto quanto absurdo que, na contemporaneidade, alguém manifeste o desejo de que o Ato Institucional Número 5 seja reinstaurado.

Não é preciso ser um especialista em História do Brasil para saber que a implantação do AI-5, em 1968, além de acarretar no fechamento do Congresso Nacional, condicionou o Poder Executivo a ter plenos poderes para governar o país. Resultado em uma árdua perseguição e censura aos seus oponentes.

Nessa mesma semana, eu compartilhei uma foto emblemática, onde estavam presentes todos aqueles que fazem parte da nata da MPB: Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Edu Lobo, Francis Hime e dentre outros.

Manifestei a minha admiração nessa foto, quando alguém disse:

- São tudo petistas.

Não me imprecissoonei com esse tipo de comentário, visto que vinha de alguém que sempre expôs a sua aversão a esquerda. Mesmo assim, eu contestei:

- Independentemente do posicionamento político defendido por esses artistas, o importante é o talento musical deles.

- Tudo petistas.

- Quer dizer que o talento do Chico Buarque de Holanda, por exemplo, deve ser desmerecido, em razão das convicções políticas dele?

- Não gosto desse tipo de música.

- Que estilo musical te agrada.

- Depois, eu te falo.

A conversa terminou aí.

Confesso que fiquei curioso em saber o gosto musical dessa pessoa, assim como de todos aqueles que se definem como "Antiesquerdistas". Por isso, continuo esperando, mesmo que sentado.