II REFLEXÕES DE MARÇO... 16h27min.

Os acontecimentos ocorreram há 57 anos, e hoje fazem parte de nossa história, uns veem somente o negativo, quanto ao Regime Militar, que vigorou durante 21 anos, com vários presidentes militares, tinham seus nomes e mandatos aprovados no Congresso, por um certo período de mandato, e sem direito a reeleição...

Nos recordamos como se fosse hoje, a TV ainda não existia, e as notícias vinham pelo rádio. Até não entendíamos as dimensões dos fatos e suas reais causas, um levante das foças armadas, o então presidente João Goulart * acabou sendo deposto...

Quanto a nós no vigor de nossos 22 anos, abrimos a esmo O Evangelho Segundo o Espiritismo, caiu na página: o escândalo é necessário, mas ai daquele por quem o escândalo venha. A princípio não concordamos, pois de modo arbitrário, um presidente era deposto, e fora eleito pelo voto popular, pois na chapa Lott e Jango, no final o general Lott não venceu, mas ele suplantou em votos o vice da outra chapa de Jânio, que para surpresa veio a renunciar no dia do soldado em 25 de agosto de 1961...

Bem mais tarde fomos entendo melhor os fatos que estavam acontecendo, havia dois blocos antagônicos, na economia e na política, e na economia, disputando a hegemonia no mundo, a então URSS e o EUA...

Neste caso todos os meios justificariam os finas, nem que fosse através da violência. Os mandatários americanos, concluíram que o governo do Brasil, tinha “tendência” socialistas, porque não dizer “comunistas”, creio que ele, o presidente João Goulart, não era simpatizante da ideologia comunista, mas estava “cercado” por sindicalistas que acreditavam que a implantação deste regime seria a “salvação” do país, o que Jango queria era fazer algumas reforma de base na agricultura, - reforma agrária – e alguns avanços na economia, e deu que deu sua deposição, com o aval das forças armadas, e com uma “orientação” do governo americano.

Hoje, apesar dos prós e contras, acabou acontecendo o que seria melhor para o Brasil, a “fuga” da influência da ideologia comunista, vinda da URSS e de Cuba, que queria “exportar” o seu regime...

Para nós a vida continuava, pois já havia constituído uma família, já tínhamos uma filha, com dois anos a Vanice, e no aguardo de um irmãozinho, fato que acabou acontecendo em 20 de julho de 1964... *

A profissão de bancário iria terminar após oito anos, - dezembro de 1966 -, quando uma porta se fechou e outra se abriu, quando enveredamos para a área do comércio, representações e venda de perfumaria e produtos farmacêuticos, que nos deu uma melhor estabilidade financeira, o sonho da casa própria o primeiro carro 0 km, a TV a cores e o telefone, em pleno regime militar, o que comprova, que o regime não “padrasto” a grande maioria dos brasileiros, que quisessem trabalhar, cuidando de suas vidas, ou mesmo estudar...

Ao mesmo tempo havia os “inconformados”, que clamavam por “democracia”, quando na realidade queriam “derrubar” o governo, para instaurar um regime totalitário. Hoje “eles” estão bem recebendo uma generosa pensão de mais de onze mil reais, em razão de terem sido “perseguidos políticos”, o que não deixa de ser uma falácia... Quanto a nós que trabalhamos ou estudamos, no final de nossa existência temos que nos contentar com “migalhas” ... São lembranças de março, que nos veem a mente nestes dias tumultuados que estamos evidenciando, na economia, na saúde e na política, cujo judiciário é o papel de” destaque”. 17h17min. Hoje estamos completando seis anos de Recanto, muito agradecemos aos prezados leitores(as) que tem a paciência de nos ler, e opinar....

Curitiba, 15 de março de 2021 - Reflexões do Cotidiano - Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensepiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*Foi também eleito vice de JK, com mais votos que o próprio.

João Belchior Marque Goulart nascem em São Borja, RGS em 1ª. De março de 1919, faleceu em Mercedes, Uruguai em 6 de dezembro de 1976

*Jânio da Silva Quadros, nasceu em 25 de janeiro de 1917, Mato Grosso do Sul, faleceu em São Paulo em16 de ferreiro de 197

*Nosso filho Saulo Estêvão, faleceu no dia seguinte que nasceu 21 de julho de 1964, até hoje diariamente coloco seu nome em minhas orações.

Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/03/2021
Reeditado em 15/03/2021
Código do texto: T7207671
Classificação de conteúdo: seguro