"PROFESSOR... OU MESTRE ?!

PROFESSOR... OU MESTRE ?!

"Credibilidade é o bem maior

de cada um... (...) não posso

trair meus ideais" !

LETÍCIA SABATELLA / atriz

(trechos de entrevista, 12/03/2021)

Nessa tarde chuvosa de domingo meu irmão está num ônibus, se dirigindo ao Outeiro, após receber telefonema do 'Brás" -- antigo professor de Capoeira da Terra Firme -- fotógrafo maior das Rodas na praça da República, por 3 ou 4 ANOS (1990/93), registros RAROS da Capoeira em Belém. Por vários anos tentamos reatar esse contato, que sucede hoje ! 'Carioca" poderia ficar em casa, tendo por desculpa a chuva ou mesmo a pandemia, porém a gente "respira Capoeira noite e dia" e jamais deixaria para depois uma oportunidade dessas. Vamos ver o que nos reserva o Destino, talvez êle ainda guarde os NEGATIVOS de tantas fotos e Rodas... só me resta torcer !

Um amigo (ou quase isso) por volta de 1994 ou 95 (época em que tentamos vender nosso acervo, a primeira tentativa) veio à minha casa reclamar: no envelope que recebera dos Correios estava escrito "Professor"... e êle era MESTRE ! O Destino tratou de desmentí-lo e por duas vezes, ambas bem próximas. Na inauguração de um "Grupo", evento tumultuado e cheio de desaforos, (*1) seu -- que êle renegara... e com razão -- jurou que nunca o faria mestre. (A foto só existe porque o tal sujeito fôra embora, pouco antes, não admitia ser fotografado !) Tempos depois ingressou num MegaGrupo e seu título de MESTRE "foi pro ralo"... virou instrutor ou aluno formado !

Quando me questionou, respondi sem pestanejar:

-- "OS DOIS são a mesma coisa... ENSINAM DA MESMA FORMA" !

(CONTINUA hoje de tarde;... favor aguardar! /// NATOAZEVEDO)