"ÁGUAS PASSADAS..."

"ÁGUAS PASSADAS..."

Enquanto algum "xiíta" árabe ou iraquiano não puser uma bomba no prédio de computadores do YAHOO meu arquivo de textos continuará a salvo... e minhas memórias também ! À procura de escritos antigos abordando a Capoeira (de Belém & adjacências) encontrei bem mais do que procurava: achei "4 palmos" de crônica contando minuciosamente nossos passos, desde a idéia inicial da criação do CCCP (nascido CCC, sem o "do PARÁ", acréscimo nosso) surgida na casa de um "macumbeiro", a partir de "proposta" do mestre dele (J.R.), outra "praga". O imenso texto não poupa críticas e nem nomes e, "se desenterrado", me traria 3 ou 4 processos por difamação. Portanto, que fique onde está !

Nele, nossa atuação "de guerra total" contra quase todos não podia dar certo mesmo, eram batalhas demais, embora intenção fosse de uma melhora geral da Capoeira. Não entendemos que a Capoeira local tinha vários "NÍVEIS" de mestres e nós querendo "1 nível só", descartando (?!) quem não o alcançasse. Deu no que deu... o então contramestre Imar nos "apontando o dedo" -- "vocês só desagregam", verdade nua e crua -- e um certo "Docinho" gritando na rua que "vocês estão NA LAMA que criaram" ! Nunca entendi o sentido da acusação e êle "se foi" sem me explicá-la.

São "AGUAS PASSADAS"... nosso objetivo sempre foi ter um PROGRESSO REAL da Capoeira e, quando vimos que só nós queríamos isso, "tiramos o time", nos recolhendo à nossa "insignificância". Hoje, vendo tantos "capoeiras" a me pedir amizade no FACEBOOK -- jovens alguns deles, que nem conheceram nosso trabalho -- concluo que nossa atuação entre 1988 e 93 não estava TÃO ERRADA assim. Estou feliz pelo reconhecimento de nossa luta ! AXÉ "CAPOEIRAS" !!!

"NATO" AZEVEDO (14/março 2021, 5hs)

********************

REVENDO O PASSADO

(mote / glosa)

A luta da juventude

que, antes, fazia sentido

-- junto com as atitudes --

não foram Tempo perdido.

I

Nem sempre boa vontade

faz com que o Mundo mude

e o povo de uma cidade

que, com pouco se ilude,

pode até não compreender

-- aceitar ou bem-querer --

a luta da juventude.

I I

O que precisa mudar,

que deve ser preterido

só o Tempo irá mostrar...

antes ninguém dá ouvidos !

O Futuro irá dizer

o que muda pra valer

que, antes, fazia sentido !

I I I

Na vontade de acertar

a gente, às vezes, se ilude...

tentando modificar

enfrentamos tempo rude.

Se cometeram enganos,

recusaram nossos planos

junto com as atitudes.

I V

Hoje vemos em Belém

o Progresso pretendido,

os GRUPOS vivendo bem,

sem ninguém ser agredido.

Dedicação, as ações,

ideias, exposições...

não foram Tempo perdido !

"NATO" AZEVEDO

(14/mar. 2021, 4hs)