DIA NACIONAL DA POESIA (14 Março)

Hoje no dia nacional da Poesia, gostaria de tecer algumas considerações sobre a importância que a poesia tem na minha vida.

Já tanta gente falou sobre a Poesia, mas nunca ninguém conseguiu encontrar uma definição exata, porque a poesia é indefinível. Nem Platão nem Aristóteles, chegaram a uma ideia aproximada do que é a poesia. Nenhuma das suas definições, pôde ser considerada válida.

Platão identifica-a com a inspiração, considerando-a a sua mais pura expressão. Aristóteles, discípulo de Platão, afirma que a poesia é uma imitação bela da Natureza.

A verdade é que nem os filósofos, nem os críticos, nem os ensaístas, nem os próprios poetas, chegaram a estabelecer uma definição do que seja a Poesia!

Poesia tem em comum a arte e a ciência e é justamente por causa dessa comunhão que ela se torna indefinível.

Poesia é intemporal e é intemporal tudo o que é belo e perdura por séculos e séculos com a mesma força e atualidade.

Muito mais considerações podia tecer àcerca da Poesia, mas o que eu quero agora, é falar-vos um pouco da minha "poesia", de quão importante ela é para mim, de como podemos tornar fantástica a vida, por mais dura que ela seja.

Poesia é uma força incrível e maravilhosa. É nesta força tamanha que busco o alento para seguir em frente, para ultrapassar todos os obstáculos, por intransponíveis que eles me pareçam e me dá serenidade para viver a vida com doçura. É esta força enorme, sem peso nem medida e que avassala todo o meu ser, que me dá capacidade de compreenção, de tolerância, de abnegação, de renúncia, de paciência, de gratidão, em suma, capacidade para amar tudo o que me rodeia.

A poesia é a minha linguagem. É a forma verdadeira de me comunicar com os outros e comigo, porque as palavras ganham mais força, maior dimensão, elas transformam-se em seres vivos que choram e riem e suam lágrimas de alegria e dor.

Poesia é alma e prolonga-me no sonho e aproxima-me de Deus.

O sonho é uma grande locomotiva que comanda o ser, que comanda a vida.

Deus é a força que me guia, que não me deixa sucumbir, que me ampara se eu tropeço, é a força que me dá força através da poesia.

Eu não acredito ou não quero acreditar que qualquer ser humano não tenha algo bom dentro de si.

Muitas vezes deixa-se manipular por forças negativas, ou por comodismo, ou porque tem medo ou até vergonha de mostrar o bem que existe dentro de si. Tem vergonha de desnudar os seus próprios sentimentos, também porque eu acho que as pessoas cada vez se cumprimentam menos e se agridem demais.

Seria bom, aliás muito bom gastar algum do nosso pouco tempo, com alguém que precisa de nós, com alguém que nos ouve com carinho e atenção. A desculpa é a falta de tempo, mas a verdadeira

razão assenta num cómodo egoísmo e num terrível mau humor.

Acabamos por nascer e morrer sem ter aprendido a viver, sem sequer ter aprendido a razão da nossa passagem por aqui.

A Poesia é a Mãe de todas as artes, todas as artes têm beleza, logo todas as artes têm poesia. Eu já me sinto tão recompensada, por tê-la dentro de mim crescendo e evoluindo, porque a Poesia é o meu sentimento, o meu coração, a minha alma, a minha sensibilidade, que eu manifesto através da escrita e implicitamente no meu relacionamento com os outros e na maneira como encaro o lugar que ocupo no planeta e na vida.

O poeta é um ser humano, mas é um ser diferente com uma missão predestinada. O poeta em tudo crê e tudo aceita sem nunca pedir nada, porque dá inteiro o coração.

Aqui nestas palavras que acabaram de ler, deixei a minha alma, o meu coração, a minha sensibilidade e alguma sabedoria que me deu a escola e a idade.

O que eu vos proponho, é que quando acabarem de ler um poema meu, vão comigo de braço dado no meu sonho e continuem a sonhar para além dos meus versos.

Bem hajam por terem tido paciência de me ler e que Deus nos proteja a todos.

Maria Dulce Leitao Reis

Direitos de Autor 14 Março 2014

Maria Dulce Leitão Reis
Enviado por Maria Dulce Leitão Reis em 15/03/2021
Código do texto: T7207230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.