VIDA, PERENE APRENDIZADO

ADENDO AO TEXTO: a Verdade nunca é uma só, ma maior parte dos temas & assuntos pode-se conviver com várias visões sobre a mesma coisa. Isso vale principalmente para a Capoeira, um "camaleão" de inesgotáveis facetas. A crônica abaixo foi escrita "no fragor da batalha", ânimo ainda exaltado... agora quando mais um "vendaval" se aproxima de minha vida vejo no "atingido" um novo amigo a me consolar. Como adoro polêmica mantenho o escrito, admitindo porém que APRENDI que nem todo o que nos critica é nosso inimigo. Além disso, "somos parentes"... êle também escreve !

Terei que lê-lo algum dia, em retribuição à sua consideração, contudo não espere complacência. Sou "mau feito pica-pau" e vou "meter o pau" se me desagradar suas opiniões ! (NATOAZEVEDO)

VIDA, PERENE APRENDIZADO

"Quanto mais se estuda,

menos se sabe" !

"Eu só sei... que nada sei" !

(pensamentos filosóficos)

Acordei pensando se ainda não terei muito para aprender... o que sabemos jamais será o suficiente para resolver uma situação na qual estejamos sozinhos. Você por acaso sabe quanto tempo leva-se para cozinhar feijão na panela de pressão ?! Por acaso sabe que ela precisa esfriar antes de ser aberta, do contrário explode na tua cara ? Lhe explicaram que se usa colher (no pino) para retirar a pressão ? Pois é, sempre nos julgamos sabendo de tudo mas, dependendo da ÁREA, somos leigos... você já ajudou missa, fez carvão algum dia, sabes remar, tens noções de Latim, gíria de Morro, Francês, Inglês, Espanhol e até "Programação de Computadores IBM/360"... aqueles "armários rangentes" de 1970 e poucos ?! (É "apelação" mas "no amor e na guerra vale tudo", já diziam os antigos.) Conheces ao menos telegrafia, taquigrafia, grafologia, escrita em código, as esquisitíssimas regras para fazer um soneto alexandrino ? NÃÃÃOOO ?

Então, quem tem MUITO PARA APRENDER... é você ! Não sei soltar pipa -- nunca aprendi -- nem jogar bola de gude e acho essas duas atividades perda de tempo, porém adoro vôlei, pingpong e nado 3 estilos, embora deteste piscinas.

Mas, chega de "auto-bajulação"... "CONHECIMENTO serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las" (*1) e o valor real do Conhecimento está NO USO que se faz dele. Não adianta saber Inglês se não tens com quem praticá-lo... é um SABER inútil ! Essas considerações nasceram a partir de mensagem que recebi, aos 68 ANOS, no meu FACE, de rapaz com metade deles. Certamente podemos aprender com jovens as coisas que nossa Geração não teve,como (usar) videogames e esta "praga" irritante chamada PC, computador. Não me disse em que ÁREA "tenho muito para APRENDER... com êle ! Estou aguardando sua manifestação ! A afirmação é infeliz se você não conhece a fundo a pessoa para quem fala isso, irá passar a imagem de presunçoso, no lugar de "biblioteca ambulante".

Entramos no Pará pelo interior, num sítio próximo de Vigia, "sabendo tudo de tudo"... e nunca recebemos tantas lições de que nossa Cultura pouco servia para nos livrar de cobras venenosas, dirigir canoa -- coisa nada fácil, principalmente "contra a maré" -- trepar em coqueiros e fazer "cauvão". Nossos "conhecimentos" eram inúteis, não podiam ser usados e o caboclo "de poucas letras" virou professor dos letrados. Com ANO E MEIO de "suplícios" e fracassos abandonamos tudo... indo rumo à cidade, no caso Vigia, isso em 1985 !

Lá, sim, meus Conhecimentos me ajudaram a sobreviver... me apresentei ao prefeito dr Nonato Vasconcelos, que viu em mim mais do que um carioca presunçoso e me deu apoio. Me ofereceu a direção da Biblioteca local, que "estava meio parada"... recusei, ficava aos cuidados de 2 amigos, teria que "derrubá-los" ! Êles nunca souberam disso, só agora conto ! Fiz 32 torneios de futebol infantil -- a PMV doando os troféus -- em apenas 1 ANO, um marco para o lugar. Era pouco... a partir de idéia/ideal do professor J. Ribamar S. Moura ("Zézinho") produzi livreto com 8 ou 10 poetas locais, capa em xerox colorida, novidade absoluta em 1987. Por um triz não fico de fora... o bibliotecário de quem "salvara o emprego" (AS) alegou que não sendo eu VIGIENSE não podia participar na obra. Eu nem paraense era, mas o poema em homenagem à cidade era "vigilengo" do primeiro ao derradeiro verso !

Fui "salvo pelo gongo", digo, por "Zézinho", que ameaçou tirar seu nome e poesia do volume, pois era maranhense, poucos sabiam disso.O livreto FOI EXEMPLO que algumas cidades seguiram, mas também foi prova de Conhecimento BEM APLICADO... os de Desenho do jovem artista plástico (hoje nome famoso lá) SÍLVIO GUEDES, os meus de diagramação e os líricos, dos poetas locais.

"NATO" AZEVEDO (em 28/fev. 2021, 15hs)

OBS: (*1) - frase de Mário Sérgio Cortella

*****************

VIVENDO E... APRENDENDO !

I

NÃO SEI... fazer cestaria

nem dormir toda tardinha,

ficar na rede -- de dia --

remar ou pescar sardinha.

I I

"Puxar saco" de idiota,

aplaudir incompetente;

ser alguém que não se nota,

mostrar o que não se sente !

I I I

Não falo "égua", "caraca"...

nem "mutá" pra caçar paca (*2)

-- vejam só -- não sei fazer !

I V

Ainda não sei balé

ou aturar "Zé Mané"...

tenho MUITO o que aprender !

"NATO" AZEVEDO

(28/fev. 2021, 5hs)

(OBS: (*2) "MUTÁ" - tipo de

assento rústico, feito de paus

e cipó no meio de uma árvore,

"para esperar a caça" abaixo dela