Escritores excepcionais

Pera aí, gente, eu não estou no meio deles, os escritores excepcionais.

Ah! Recanto, que é o Recanto das Letras. Site encantador, aqui é sem dúvida um convite à cultura, esta maravilha que tanto o Brasil precisa aprimorar, ler e quanto mais ler, os horizontes vão abrindo. As crianças, os jovens, até os adultos, alguns deles nessa pandemia, deixam passar essa oportunidade de ler. Ainda mais que as escolas estão paralisadas, as leituras que eram forçados a fazer ficam legadas a apenas as aulas virtuais, lógico que até aqui o retrocesso do aprendizado é evidente, (opinião minha, torço até que esteja errado) o pior mesmo é que entra muita policagem até mesmo nesse setor da educação, (outra opinião minha) forçando a não ter medidas eficazes.

Depois dessa lenga lenga, eu volto ao começo do texto, aquela minha frase em que digo que eu não estou entre os escritores excepcionais. Lógico que não, porque não consigo ficar entre os Batutas do Recanto, parece que entrei só uma vez, mas isso não vem ao caso, só sei que na percepção eficaz selecionada ali pelo Paulo Miranda, estão mesmo os imortais.

Quero dizer também, minha gente, leitores que por ventura passar por aqui, que através das poesias, contos, crônicas ou toda modalidade de escrita encontrada aqui no Recanto das Letras, é como no próprio nome diz: - recanto que as letras encantam.

Existem algumas divergências sim, entre os escritores, (algumas até com rompimentos sérios) mas devemos nos convir de que tem que haver, as ideias, os entendimentos de vários cérebros pensantes podem se chocar, entretanto também existe as tolerâncias, gerando as compreensões, os acolhimentos de ideias contrárias.

E falando em ideias, em compreensões, dizendo justamente em amor aos semelhantes, devemos preparar, até mesmo lutar, porque 2022 está chegando, as eleições também. Existem muitas controvérsias, os adversários tanto de um lado como de outro preparam-se seus golpes, se o círculo vicioso não for interrompido, a confusão será enorme, o círculo de fogo avançará inexoravelmente, muitas cabeças vão rolar e o povo sofrerá terrivelmente.

O que vou expor aqui, lógico terá algumas controvérsias, justamente pelas minhas opiniões sobre esse grande político que um dia foi nosso digno representante, o presidente do Brasil, sim o nosso saudoso Getúlio Vargas, eis aí um dos trechos de sua carta antes de sua morte:

“Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte.

Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia.

A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.

Acrescente-se a fraqueza de amigos que não me defenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país contra a minha pessoa.

Se a simples renúncia ao posto a que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranqüilo no chão da Pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria apenas ensejo para, com mais fúria, perseguirem-me e humilharem. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não de crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes.”...

Aí que digo que possa haver algumas divergências sobre a minha opinião que é a seguinte:

-- Getúlio Vargas, que a própria história diz, cometeu alguns erros sim, mas o seu amor ao povo brasileiro tem de ser incontestável, a sua luta como ele propriamente dizia era contra os poderosos, a sua defesa era em favor dos mais desfavorecidos, os pobres que se as distribuições de riquezas não fosse feita dignamente e necessária, o povo brasileiro amargaria desilusões profundas.

É ISSO AÍ MINHA GENTE, EU INDEPENDENTE DE PARTIDO DE SER DIREITA OU ESQUERDA DIGO: TUDO DEVE SER FEITO DE BOM PARA O POVO BRASILEIRO, PORQUE DO CONTRÁRIO TODOS SOFRERÃO, ATÉ OS RICOS ATOLADOS EM SUAS RIQUEZAS.