Debate e Educação

HAVIA um professor de música (a matéria se chamava Canto Orfeônico, juro), muito calmo com quem fiz um acordo, eu só tiraria dez na matéria, mas em compensação não dava um pio nos ensaios do coro porque era muito desafinado. Não riam, é verdade. Era uma matéria que a maioria não ligava pirocas nenhuma para ela, não causava nenhuma preocupação e nem reprovava. Mas esse professor era alguém muito educado, culto e excelente músico (tocava flauta).

Quando ele chegava e me via discutindo, na base da arenga, comum colega que o pai era udenista e reacionário,enquanto o meu era comunista convicto,esse professor ria e dizia: - Eis uma prova de que os extremos se tocam . Nunca esqueci a frase. É uma verdade absoluta.

Dia desses, esse colega, hoje um véio que nem eu, me telefonou e em meio a uma discussão política riu e repetiu a frase do professor, mas aduziu: "Hoje os extremos só se tocam pra se abraçar como amigos que pensam politicamente diferente.Concordei e só não abracei o amigo porque estávamos falando por telefone, mas mandei o abraço.

Infelizmente, só hoje, concordo, eu entendi que arengar aos berros não serve absolutamente para nada. Também aprendi a respeitar as ideias contrarias, desde que respeitem a democracia.Outro ponto, em qualquer circunstância temos que ser educados e exercitar a ternura. Lembro o que disse Guevara: "É preciso endurecer masse perdera ternura jamais". . Acho que o debate deve ser educado.

Saudade do professor que tocava flauta, que alaém de grande musico era um sujeito edicado e culto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/03/2021
Código do texto: T7204176
Classificação de conteúdo: seguro