“O Brasil nunca teve bom governo!”

Diálogo virtual:

-- O desgoverno atual está destruindo o Brasil.

-- O Brasil nunca teve um bom governo!

-- Teve sim. Os do PT. Lula e Dilma.

-- Foram campeões de corrupção!

-- Corrupção existia antes, veja a “privataria tucana”. Desviou milhões de privatizações, acabou com o Banestado, o banco estatal do Paraná. E as denúncias dos governos pós-Dilma: rachadinhas, queima de arquivo de milicianos ex-aliados, vultosos cheques inexplicáveis, compra de votos no Congresso, mansões milionárias...

-- Nada que se compare com o “mensalão” e o “petrolão”.

-- O mensalão foi uma invenção de um deputado criminoso, pra driblar denúncias sobre ele mesmo. Anos depois a Polícia Federal concluiu que o mensalão não existiu como alardeado na mídia. Era uma compra de votos por interesses privados, como sempre. As investigações do petrolão apuraram o desvio de menos de 0,5% do faturamento da Petrobras ao longo de mais de dez anos. Um valor de bilhões de reais, grande, mas compatível com desvios ilícitos observados em qualquer grande companhia do mundo. As denúncias não visaram sanear a Petrobras da corrupção, mas sim destruir a companhia, sabotar a indústria nacional e lotear o recém descoberto petróleo do pré-sal.

-- Nos dois casos tinha corrupção! E eram governos do PT.

-- A corrupção é enraizada no Brasil. Existia antes do PT, existiu durante, está existindo depois. Agora ainda mais grave. Os governos do PT foram os que mais se empenharam em desmontar os arraigados esquemas. Mas a grande mídia, junto com a elite econômica e setores mercenários do judiciário, tratou de imputar a corrupção ao PT. Uma mega operação internacional pra derrubar o governo popular e nacionalista, que conseguia acabar com a pobreza, criava empregos, modernizava a indústria e tornava o Brasil soberano. Éramos a 6ª economia do mundo, hoje somos a 12ª.

-- Isso é discurso de petista que não vê que o PT é corrupto.

-- Ou a sua visão é a de alguém vítima da desinformação. Está sendo manipulado.

-- É você que está sendo radical e manipulado.

-- Eu não acredito que a pandemia seja uma gripezinha, nem inventada pelos comunistas pra dominar o mundo. Nem que a vacina transforma em jacaré, que a cloroquina é a salvação, que a máscara tem mais malefícios que benefícios, que o distanciamento é inócuo e sabota o comércio. E nem que a terra é plana. Acredito na ciência, nas pesquisas, na experiência de outros países. Procuro discernir no quê acreditar. Sei que a notícia e a opinião do amigo precisam de muito filtro.

-- Opa, aí temos uma concordância! A mídia calunia o governo atual.

-- Outra enganação. O governo atual faz o que os donos da grande mídia querem: enriquecer os ricos, aumentar o estoque de mão de obra barata, lotear as riquezas naturais do Brasil, manter o país subserviente colônia produtora de matérias primas.

-- Não dá pra conversar com você! Sempre vira discussão política.

-- Um amigo diz que todos temos lado. E que os omissos e os imparciais estão do lado dos opressores.