Carpe Diem

Aqui estou à beira da janela. Chove e venta muito lá fora. - Não vou fechar - Eu penso quando deixo as gotas caírem no meu rosto. Cada vez mais fortes. A sensação é ótima, como chorar as lágrimas frias de outra pessoa. Estava lembrando do dia de ontem, quando tentei chegar ao teatro José de Alencar.

Escutava música e esqueci de descer na parada certa. Fiquei perdida em algum lugar próximo ao centro, o sol estava se pondo, meus pés doíam. Eu tentava dizer a mim mesma "Acalme-se, é só mais uma aventura". Pedi ajuda à uma velha corcunda em alguma esquina. Ela me disse "Quando você andar três quarteirões e avistar minha casa, vire à direita e segue em frente toda a vida". Fui caminhando contente, depois pensei, como diabos vou saber onde é a casa da velha? Quando olhei para trás ela tinha sumido. Pensei "Ela deve estar rindo da minha cara, ou é meio burra que nem eu". Então parei uma vendedora que me explicou tudo direito. Aconteceu de eu me confundir ainda uma ou duas vezes. Não sou muito boa com essas coisas.

Finalmente cheguei. Quando olhei para frente fiquei meio deprimida. É verdade o que eles dizem que é sobre o caminho e não sobre chegar lá. O teatro é estonteante por dentro, a capela toda adornada de anjos. Estava me sentindo no céu quando a dança no palco me levou ao chão. Há algo nela que expõe toda a agonia do mundo. Meu amigo Julyan estava lá em cima, deslizando no palco.

Quando estou sem óculos (Esqueci de levar) começo a ver a luz refletida na forma dos objetos. Não sei ao certo a explicação científica para isso, mas gosto de imaginar que estou vendo a áurea das pessoas. A de Julyan era amarelo brilhante, de longe eu sentia que estava olhando direto para um raio de sol. Você que está lendo deve imaginar que estou aumentando demais as coisas, mas bem, não é essa a essência da memória nostálgica? Parecer bem melhor do que foi. Acredito que sim. Todavia, eu estava me sentindo tão feliz. Senti que realmente estava aproveitando o dia.

Depois de sair do teatro, tarde da noite, minha cabeça ainda escutava a música. Dei o abraço mais apertado no meu amigo. Esqueci de levar flores, espero que tenha compensado. Não me perdi no caminho de volta, mas esqueci como se anda sem saltitar.