GEOPOLÍTICA SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI

REFLEXÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI

O conflito que envolveu o Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, nos mostram que a Guerra do Paraguai não era necessária nem inevitável! Nem o Brasil nem a Argentina tinham razões suficientemente sérias com o Paraguai que justificassem uma situação de guerra! E, a guerra não contava com o apoio nem era uma reivindicação popular! Mas, a necessidade de se defender contra a agressão paraguaia ofereceu aos dois países (Brasil e Argentina) , uma oportunidade de fazer um “acerto de contas” com o Paraguai bem como, de punir, e enfraquecer, talvez mesmo de destruir um poder emergente, e, preocupante dentro de sua zona de influência!

Dessa forma, as imprudentes ações de Solano López trouxeram à tona exatamente a coisa, que, mais ameaçava a segurança, e, até mesmo a existência de seu país: “Uma união entre os dois vizinhos poderosos em uma guerra contra ele”...

D. Pedro II também parece ter aproveitado a chance de afirmar a inquestionável hegemonia brasileira na região (talvez em toda a América do Sul) e, sobretudo, de estabelecer uma hegemonia sobre o Paraguai, em lugar de uma hegemonia argentina”

Após 150 anos do conflito, uma fumaça ainda paira nos ares da literatura sobre a Guerra do Paraguai, e desnuda as consequências do conflito bélico, que envolveu os quatro países na Bacia do Prata.

No conflito foram pelo menos 90 mil mortos. E, para o Brasil não foi um bom negócio, pois além de perder 33 mil homens, o país contraiu uma enorme dívida de guerra com dois bancos ingleses: “cerca de dez milhões de libras esterlinas”! O território anexado do Paraguai, um retângulo irregular com 300 quilômetros de comprimento por 150 quilômetros de largura, atual Estado do Mato Grosso do Sul, não compensou a crise monetária, que, se seguiu.

A guerra também não foi um bom negócio para os milhares de escravos libertos, e, ex-escravos mandados para a linha de frente com a promessa, muitas vezes, não cumprida, de ganharem a liberdade após o conflito. As piores tarefas da frente de batalha eram sempre entregues a eles!

A guerra igualmente não foi um bom negócio para os milhares de indígenas das nações Terena, Guaicuru, e, Guarani, envolvidos no conflito – o trabalho sujo de guerra de guerrilhas ficou para eles. Os Terenas lutaram do lado brasileiro. Os Guaicuru combateram tanto a favor dos aliados, quanto, a favor do Paraguai, dependendo, de que, lado da fronteira ficavam suas aldeias. Já o grosso das tropas paraguaias era formado pelos Guarani.

A Guerra também não foi um bom negócio para a Argentina, que, não apenas não conseguiu se apoderar de vastas porções do território paraguaio, como também se endividou com os ingleses.

A Guerra, por fim, não foi um bom negócio para o Uruguai, que, embora não tenha contraído muitas dívidas, perdeu mais de mil homens, e, na partilha territorial, que se seguiu ao fim do conflito, não levou nada...

Para quem, então, a, Guerra do Paraguai acabou sendo um grande negócio? - Para o judeu “ROTHSCHILD e seu colega cristão BARINGS” – de acordo com o poema do inglês Lord Byron, que, os apontava como “os senhores do mundo”, cujos empréstimos fundam uma nação ou derrubam um trono!

Ao Brasil, os bancos ingleses emprestaram dez milhões de libras durante o conflito (entre 1871 e 1889), após a guerra essa quantia chegou a 45 milhões de libras. A Argentina recebeu 6 milhões.

O fato de os exércitos da Tríplice Aliança terem sido financiados por bancos britânicos fez, com que, nas décadas de 1960 e 1970, surgissem na América Latina uma “nova interpretação para a Guerra do Paraguai”, segundo a qual, o conflito fora incentivado pela Inglaterra, com o objetivo não só de endividar o Brasil, e, a Argentina como também sufocar o modelo econômico paraguaio supostamente “desvinculado’ do imperialismo britânico.

Jose Alfredo – jornalista

Fonte: “BRASIL – Uma História” de Eduardo Bueno

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 08/03/2021
Código do texto: T7201865
Classificação de conteúdo: seguro