OS MELHORES CONSELHEIROS DO MUNDO DE E PARA TODOS OS TEMPOS E SITUAÇÕES

Obs.: Uma simples crônica. Ou ensaio? Em um mesmo texto, dizem os entendedores do assunto, podemos encontrar várias características. Quais prevalecem?

Como você se sentiria, se você tivesse os melhores conselheiros do mundo na sua casa todos os dias? Se você tivesse conselheiros para todos os assuntos e todas as situações da sua vida, como você se sentiria? Se, ao entrar no seu quarto, você se deparasse com conselheiros até na sua cama? Como você se sentiria, se você tivesse conselheiro até sobre como agir ou reagir diante da sua morte e da morte de pessoas queridas? Esses conselheiros aconselham com sabedoria, e eu, Domingos Ivan Macedo Barbosa, tenho o privilégio de tê-los todos os dias no meu quarto. Não existe assunto sobre a vida humana que eles não possam orientar. O livro mais antigo do mundo, o "I Ching: o livro das mutações", orienta sabiamente até sobre como administrar uma família, tratar os familiares. Ele orienta sabiamente sobre os mais diversos assuntos e situações, até a respeito de economia familiar ou de um país. É também um livro de Psicologia profunda, além de ser filosófico, religioso, oracular, divinatório.

Eu estou impossibilitado de ser uma pessoa má. Se eu fizer mal a alguma pessoa, eu devo deixar de confiar no ser humano. É claro que já fui insensato em muitos momentos, e não vou me justificar, pois justificar-se é imaturidade.

Na cabeceira da minha cama (permanentemente), eu tenho cinco Bíblias (quatro católicas e uma ecumênica), um dicionário bíblico, duas traduções do Tao Te Ching (de Lao-Tsé) e duas traduções do Manual de Epicteto, além de três ou quatro traduções do I Ching passarem o dia sobre a minha cama. Essas obras me ensinam a viver com sabedoria. Esses livros estão sempre me corrigindo e me mostrando o caminho certo, as atitudes certas, os pensamentos certos, além de me apoiarem na estrada que decidi e decido seguir, intuitiva e racionalmente, todos os dias. Eles me mostram o que é certo e o que é errado. Tenho Bíblias evangélicas (bilíngues) e católicas na minha biblioteca, além de, no momento da escrita deste texto, estar esperando uma Bíblia Judaica. Tenho na minha biblioteca outras traduções do Tao Te Ching e do Manual de Epicteto.

Na minha biblioteca, eu tenho livros sobre os mais variados assuntos e áreas do conhecimento. Mas eu vou continuar e concluir citando somente os meus conselheiros queridos em todos os assuntos (qualquer assunto que você consiga imaginar), companhias para a minha vida inteira. Eles representam (para mim) o meu ideal de ser humano, filho, homem, amigo, parente, indivíduo, pessoa, cidadão. São eles: I Ching: o livro das mutações, Lao-Tsé, Confúcio, Chuang Tzu, Buda, Sócrates, Aristóteles, Sêneca, Epicteto, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Epicuro, Boécio, René Descartes, Jonh Stuart Mill, Voltaire, Kant, Sartre, Baruch de Spinoza (ou Espinosa), Schopenhauer, O Pequeno Príncipe (de Saint-Exupéry), O Livro de Mirdad (de Mikhail Naimy), Gandhi, Osho, Edgar Morin, André Comte-Sponville, Dalai Lama, Thich Nhat Hanh, Desmond Tutu, Matthieu Ricard, Khalil Gibran, o brasileiro Huberto Rohden (que conviveu com Albert Einstein) e o brasileiro taoísta (que nasceu em Taiwan) Wu Jyh Cherng . Obs:. Alguns deles não concordam com esta exposição que estou fazendo, nem usariam rede social se estivessem vivos. Eu os olho com a razão e o coração. Eu os analiso e os amo.

Todos eles me ensinam a não fazer mal a ninguém. Sócrates, Lao-Tsé, Buda, Epicuro, Epicteto e Osho, além do I Ching: o livro das mutações, ocupam um lugar muito especial no meu coração. É claro que eu não devo nem posso me esquecer de Jesus Cristo. Mas não é por causa de seus milagres que eu O amo. Eu amo Cristo por causa de seus ensinamentos e de sua vida. Se Ele não tivesse feito nenhum milagre, eu O amaria da mesma forma e com a mesma intensidade, por causa de seus ensinamentos e de sua vida. Mas eu penso que, se Jesus não tivesse feito nenhum milagre, o cristianismo não teria se tornado a maior religião do mundo, porque, como disse o próprio Jesus, muitos buscam apenas milagres. Eu digo que, se as pessoas seguirem os ensinamentos de Cristo, a sociedade mundial conquistará, aqui na Terra, a felicidade plena. Mas os seres humanos não vão abandonar seus egos.

A vida tem sido generosa comigo. O meu Criador me ama infinitamente. Eu vejo a Providência na minha vida. O meu ser transborda de amor, felicidade e gratidão. Comecei a desenvolver e aprofundar a compaixão. A vida é bela para mim! Muito obrigado ao meu Criador!

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na manhã do dia sete de março de dois mil e vinte e um, por Domingos Ivan Macedo Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/03/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7200472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.