Perdição

A fofoca é a perdição da humanidade.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11

Quem fala um conto aumenta um ponto, a fofoca vai longe e o fofoqueiro não. Nada se espalha com mais rapidez do que o boato.

Então, a nossa perdição é olhar o rabo alheio enquanto o nosso pega fogo.

A perdição da humanidade é a fofoca, pois uma frase quer dizer o que a entonação de quem a disse colocou, daí as distorções são serventia de quem quer espalhar o veneno e a mentira, distorcendo o que foi dito.

Vemos isso todos os dias em jornais, revistas, televisão e redes sociais, os que se acham criativos querendo ter sua parcela de sucesso e fama, abrindo a boca e a caneta para destruir uma narrativa verdadeira do perseguido.

Perseguidos são todos, familiares ou parentes e conhecidos em geral, que viram assunto em todas as oportunidades.

Quando alguém vem na nossa casa, sempre acaba virando assunto de papos posteriores, todos somos analistas da vida alheia e praticamente esquecemos das nossas próprias.

A palavra fofoca quer dizer muitas coisas, poderíamos até dizer que existem fofocas boas, quando quem nos visitou nos agradou demais com suas posições e atitudes, abrimos a boca para elogiar a pessoa e traçar um caminho de flores e alegrias para ela.

Quando a fofoca deriva para onde sempre caminha é a nossa perdição, julgamos a pessoa e a condenamos e até achamos no passado dela, em outros contatos que tivemos ou mesmo em fofocas que ouvimos, coisas que desaprovamos, aí a fofoca toma ares de maledicência das mais perniciosas.

Deixar de fofocar ou ser fofoqueiro é uma luta eterna, na minha opinião de fofoqueiro, se abrir a boca para falar da vida alheia, tente enaltecer as qualidades ao invés das discordâncias, olhe para as qualidades como se só elas existissem, e imagine-se vendo-as como edificantes para a sua própria vida, sem derivar para a inveja que é outra perdição.

Eu poderia discorrer sobre fofoca durante dias, mas meu vizinho comprou um carro novo daqueles bem caros, o outro arrumou um emprego para ganhar muito bem, outro desquitou-se e trocou a coroa por uma mulher mais jovem e com atributos de beleza incontestáveis, a mulher do outro vizinho faleceu e ele está solteiro a quinze dias e já está arrastando as asas para as irmanzinhas da igreja e por aí vai, fofoca é como um vulcão inestinguível, uma fonte inesgotável de lava escorrendo e destruindo tudo no seu caminho.

Pois éh meus irmãos, é uma perdição que nos leva ao abismo infinito da maledicência, da mentira, da inveja, do ciúme e devemos, temos a obrigação de elogiar mais e criticar menos.