Implicados
Estamos bem enrolados em uma trama sem fim. As autoridades federais, estaduais e municipais vivem essa guerra idiota. E nós, população vamos pagando com a vida, com a fome, com o desamparo, todos nós, vitimas de maus governantes. Um ano depois de a pandemia ter se iniciado, estamos no mesmo ponto Inicial. Fomos trancados em casa porque não temos vacina para todos.
Não adianta julgar que existe uma única solução. Quem está perdendo parentes, está desesperado. Quem está sem emprego, sem dinheiro está acuado. As dívidas não esperam, as dívidas não pedem licença. Tem pessoas com condições financeiras de ficar em casa por bastante tempo. Pessoas que recebem pensão, pessoas aposentadas, gente que tem uma reserva no banco. Porém, a maioria da população não dispõe dessa verba.
Somos um Brasil pobre, uma nação desigual na raiz. Então não temos como nos manter de maneira alguma sem trabalho. É urgente trabalhar para 60% da população.
Mas a saúde está entrando em colapso. Culpa sim, de governadores e prefeitos que fecharam hospitais de campanha e desviaram dinheiro dos respiradores. E culpa do presidente que em vez de comprar a vacina em setembro ficou brincando de Deus e gastou milhões com cloroquina sem eficácia comprovada. Então a culpa é compartilhada.
Agora a vergonha mundial que estamos passando não tem limites. Enquanto boa parte da Europa, EUA e Ásia retoma a vida normal, nós estamos aqui nesse ciclone de medos e desamparos.