O VENTILADOR DA RESILIÊNCIA OU COOLER DA PAZ ("Um ventilador espalha o calor e as notas da sinfonia." — Winston)
No velho normal, era assim: O ventilador giratório NO "FUNDÃO" DA SALA DE AULA, voltado para baixo, soprava o egoísmo daqueles dois controladores que nem tinham um pequeno em casa; porém, seus desejos eram de desforra: O vício na gratuidade. Velho ventilador público adestrado a não ventilar para todos! Mas, seu barulho atrapalhava a sala toda. Equipamento "didático" que nem FACILITAVA o ensino!
Muitas vezes, pedi para desligá-lo e fui desrespeitado e tachado de desumano. Talvez seja por isso que eles não DURAVAM muito tempo fixados NA PAREDE DE PLACA de cimento. Outros se vingavam no equipamento quando ninguém estava vendo: custo-benefício injusto na escola pública sem juízo, já que fora comprado com o dinheiro de todo mundo para benefício dos piores alunos; os que brigam por qualquer conforto sem se importar com os outros. Desperdiçavam a aula, porque o professor, em todas elas, teria de discursar muito para convencê-los a desligá-lo.
O calor da inconveniência era forte e vencia a prudência. Agora o cooler refrigera o notebook da paz tão desejada. E a congregação virtual diz amém. A saída é a Educação a Distância ou Homeschooling. (CiFA