A MICRO E A MACRO ECONOMIA... 06h48min.

Não somos “economista”, com teorias “mirabolantes”, pois reconhecemos que limitado é o nosso “saber”, que ao longo destes anos, constamos que tudo se baseia em “receita” e “despesa”, no primeiro caso, via de regra as pessoas trabalham, e de suas atividades, vão conseguindo suas rendas, até um dia que terão o “privilégio” de se aposentarem...

Mas, não é com todo mundo que isto acontece, e, por vários motivos, não tem uma “carteira assinada”, e, por vários meios procuram ter uma renda mínima para satisfazer parte de suas necessidades básicas, isto é, o que foi demonstrado, quando em março do ano passado, este governo, em razão da inesperada pandemia, criou o Auxilio Emergencial, que mostrou a real face do nosso país, pois mais de 68 milhões de pessoas, foram avidamente a procura deste auxílio...

Novamente isto vai se repetir, com o Auxílio Emergencial, agora com o valor menor de R$250,00 reais, que é muito pouco, mas para os que nada tem pode ser “muito” ...

Até não é tão difícil administrar nossa economia, se temos uma renda mensal garantida, pelo nosso trabalho ou pela nossa aposentadoria, * mas a milhões de brasileiros isto não está acontecendo, - “micro economia”, ao mesmo tempo a macro economia, gerada e administrada pelos nossos governantes, tem enfrentado sérios problemas, visto que receita depende da arrecadação dos impostos, impostos este que caíram em face da crise gerada pela pandemia.

A macro economia do país, vinha se recuperando, em 2019, no primeiro ano deste governo, pois havia uma meta: o governo gastaria no máximo 130b, este seria o teto previsto no orçamento, mas com a economia se recuperando, no final ficou em 80b, 50b a menos do que fora previsto...

Veio 2020, com previsões otimistas, de equilibra por completo as Receitas e Despesas, quando a pandemia chegou, de modo inesperado, avassaladora, desestruturando toda economia. Havia uma previsão orçamentária de uma economia de 800b de reais, em 10 anos em razão da Reforma da Previdência, mas o improvável aconteceu: mais que isto foi gasto em razão da pandemia, socorrendo os estados, e com o auxílio aos brasileiros mais carentes...

Que este ano seja a recuperação de nosso país, com o fim da pandemia, - mesmo que seja através das vacinas – pois ao longo da sofrida história da humanidade, nunca ouve um mal que perdurasse para sempre.

*Que, em nosso caso, a soma é torno de um pouco menos de cinco salários, pode até parecer ser “pouco”, mas para nós é muito, desde que possamos manter um equilíbrio, entre a receita e a nossa despesa... 07h33min.

Curitiba, 05 de março de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmozimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/03/2021
Código do texto: T7198756
Classificação de conteúdo: seguro