Opinião do Poeta

PODERIA escrever sobre a pandemia, crise, voracidade do centrão, vexames dos políticos de todos os níveis, surtos de provocação e irresponsabilidade do governo do presidente cloroquina, mansão do filho zero rachadinha e etc e coisa e tal, mas vou optar oe outro assunto que talvez, com certeza, seja considerado menor já que estamos num país em transe e caminhando para o caos.

Como alguns sabem sou um sujeito frustrado por não ter vocação ara a poesia. Mas sou arriado os quatro pneus por ela. sempre achei, como disse Pound, que os poetas são as antenas da raça. Acho que eles escrevem seus poemas movidos por um lampejo, incitados por um momento mágico. A poesia nasce na hora que nem caldo de cana. Pode até ser que os versos sejam depois trabalhados, revisados, lapidados. Mas nascem de um lampejo de momento. Certo? Errado, segundo Fernando Pessoa. São palavras dele: "Todos os versos são sempre escritos no dia seguinte". Ora, que dizer que o poema fica em banho-maria, chocando, para só ser escrito depois?

Quem sou eu para contestar Pessoa? Ele disse é prego batido e ponta virada. Mas no sertão os cantadores costuma fazer os versos na hora, basta a gente dar o mote. Não serão os cantadore poetas?

Fico por aqui pensando que o poema nasce de um estalo. Perdão.Fernando Pessoa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/03/2021
Código do texto: T7197390
Classificação de conteúdo: seguro