NOVAS FORMAS DE JEJUM

Prof. Antônio de Oliveira

Estamos em plena quaresma. Quaresma significa 40 dias.Quarentena mesmo,não quarentena de covid que vem desde 19. Quaresma se inicia na quarta-feira depois da terça de carnaval, conhecida como de cinzas. Na natureza, a quaresmeira, ou flor-da-quaresma, abre suas pétalas roxas. Liturgicamente, o roxo é a cor predominante nesta época.

Associa-se quaresma com jejuns e abstinências. É fato que muitos, isto é, os que podem, substituem abstinência de carne nobre ou comum por lautas bacalhoadas. Grande sacrifício!!!

Usos e costumes evoluem. No início da quaresma deste ano, chamaram minha atenção os quatro pilares propostos pelo #Papa Francisco #quaresma #viver de amor. Numa interpretação, creio eu, válida e viável ecumenicamente, sem distinção de credo e de abrangência universal:

“Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.

Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.

Jejum de raiva e encher-se de mansidão e paciência.

Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.”

Papa Francisco propôs também, para a quaresma, quinze atos ou gestos que mencionou como manifestações concretas de amor. Acho que uma dessas simples manifestações bate com diálogo, tema da Campanha da Fraternidade:

“Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.”

Aliás, essa história de ouvir a história do outro sem fazer um juízo de valor deveria ser propósito de todo terapeuta como, afinal, de todo bom proseador. Temos o hábito cultural, maniqueísta, ou de caráter ideológico, de tachar qualquer fala ou procedimento em certo ou errado, bom ou mau, bonito ou feio...

Vale a pena refletir sobre os nossos hábitos e, se for o caso, desconstruir alguns, malfazejos, e cultivar outros, benfazejos...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 28/02/2021
Código do texto: T7195019
Classificação de conteúdo: seguro